sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Reis Magos recebem peregrinos de todo o Brasil até o próximo dia 6 de janeiro

A mais antiga festa religiosa em homenagem aos Reis Magos registrada no Brasil teve seu inicio nessa quinta-feira (2) em Natal e se estenderá até a próxima segunda-feira (6), data da Festa da Epifania do Senhor. Uma vasta programação religiosa e sócio-cultural foi montada pela arquidiocese do bairro e pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
E será no entorno do Santuário dos Santos Reis – precisamente na praça Wilson Miranda – onde será realizada toda a programação da Festa. Este ano a Prefeitura de Natal patrocinou toda a logística da Festa, a Funcarte organizou a parte cultural e a Arquidiocese, já com a excelência na organização do evento, ficou com toda a coordenação.
Um palco foi montado para receber as atrações culturais logo após a celebração das missas, por volta das 21h. Durante todo o dia barracas montadas na praça ofertarão artigos religiosos, comidas típicas e artesanatos variados. Tudo coordenado pelo vigário do Santuário, padre César Lima, e o administrador paroquial, Ednaldo Virgílio.
A programação teve início nessa quinta com uma carreata que sairá da Catedral Metropolitana de Natal (Cidade Alta), seguindo a réplica da imagem dos três Reis Magos até o Santuário dos Santos Reis, quando foi hasteada a bandeira ao som da Banda Marcial do bairro, formada a partir de um projeto social promovido por um ex-aluno da igreja do bairro.
No próximo domingo acontece a primeira procissão, com início às 5h, partindo do Santuário até a Fortaleza dos Reis Magos, seguida de missa. Mas o ponto alto da Festa é a procissão do dia 6 de janeiro – dia de Reis Magos. Espera-se mais de 15 mil pessoas seguindo a réplica das imagens dos Reis Magos, a partir das 16h, no percurso que passa pelo Canto do Mangue e Rocas, até a volta ao Santuário.
Este ano, o arcebispo da Arquidiocese de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, que celebrará a Missa de Encerramento, após a procissão, também comemorará 18 anos de sacerdócio. A expectativa é de presença de centenas de religiosos, entre diáconos, padres e bispos, vindos de diferentes partes do Estado potiguar.
Durante toda a festividade, o Santuário dos Santos Reis permanece aberto desde as 8h até após as novenas, missas e tríduos, perto das 22h. É a oportunidade para peregrinos pagarem promessas e oferecem pertences aos Reis Magos. No dia 6, o Santuário abre já às 5h. Às 11h serão realizados os batizados de dezenas de crianças. Ano passado foram 110.

Nenhum comentário: