CedidaAçude Pau dos Ferros: 5,19% de reserva e água esverdeada
A obra está prevista para ser iniciada no final do mês de fevereiro, quando chega a Pau dos Ferros as primeiras remessas do material que será produzido no município de Contagem (MG). “Para executar a obra serão necessários 7.030 tubos. Por dia a empresa prometeu entregar em média 216 tubos, a medida que o material for sendo entregue, a obra vai sendo concluída”, explicou o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, ele ainda lembrou que as bombas de água necessárias para construção da obra já foram compradas pela Caern.
Das oito cidades potiguares que encontram-se em situação iminente de colapso no abastecimento de água potável, a cidade de Pau dos Ferros, localizada no Alto Oeste potiguar é a que está em situação mais crítica: o reservatório de água do açude da cidade está com 5,19% do seu volume total. A pouca água existente é de péssima qualidade. A escassez de água coloca em risco não só o abastecimento de Pau dos Ferros, mas de municípios que dependem do reservatório para serem abastecidos.
Para amenizar os efeitos da estiagem, no primeiro semestre de 2013, nove poços artesianos foram instalados em Pau dos Ferros. Mas com a escassez de água, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros identificou a necessidade de perfuração de mais 37 poços, mas a instalação à cargo do município ainda não foi concluída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário