sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Valcke dá ultimato a Curitiba, diz que nenhuma cidade pode 'relaxar' e promete segurança

Valcke afirmou que Mundial no Brasil poderia não ter ocorrido (© Getty)
Valcke ressaltou sua preocupação com o gramado dos estádios
Em sua nova coluna publicada no site da Fifa, o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, voltou a indicar 18 de fevereiro (próxima terça-feira) como 'dia D' para saber se Curitiba vai continuar como sede da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o dirigente, a Fifa está ajudando a capital paranaense a "recuperar o atraso", já que a Arena da Baixada é o estádio mais problemático do Mundial.
"Estamos monitorando de perto o andamento das obras em Curitiba a fim de avaliar a situação da sede. Conforme prometido, comunicaremos nossa decisão final às seleções no dia 18 de fevereiro, quando terá início em Florianópolis o Workshop das Seleções", escreveu Valcke.
Nesta semana, o Atlético-PR, juntamente com o Governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba, pediu um novo financiamento, de R$ 65 milhões, para enfim terminar as obras do estádio rubro-negro.
"O governo brasileiro, as autoridades municipais e estaduais, a Fifa e o COL estão buscando soluções para ajudar a sede a recuperar o atraso e, como esperamos, garantir que uma cidade tão especial em termos de sustentabilidade e paixão pelo futebol continue a fazer parte da Copa do Mundo da Fifa", completou o francês.
Além do puxão de orelha em Curitiba, Valcke aproveitou para deixar as outras cidades-sedes de sobreaviso. O secretário da Fifa ressaltou que ainda há "muitos ajustes a se fazer" nos locais dos jogos da Copa e pediu atenção especial aos gramados.
"Nenhuma das 12 cidades pode se dar ao luxo de pisar no freio e relaxar - ainda há muitos ajustes por fazer. Os gramados, em particular, devem estar em excelentes condições quando a Fifa assumir os estádios 21 dias antes da primeira partida no respectivo local. Esse ponto é fundamental, porque todos nós queremos ver os jogadores exibindo seu melhor futebol", postou.
Por fim, o francês salientou que a entidade máxima do futebol não está preocupada com a segurança durante o Mundial, apesar dos protestos populares que prometem sacudir o país entre junho e julho.
"Em nenhuma sede, bem como em nenhum momento, a segurança está ou estará comprometida. Essa é definitivamente a nossa maior prioridade", assegurou Valcke.
VEJA IMAGENS DAS OBRAS NA ARENA DA BAIXADA
Vista geral da Arena da Baixada durante as obras, em janeiro de 2014 (© Divulgação)

Nenhum comentário: