domingo, 1 de junho de 2014

Seridó entra no roteiro da Copa

da Agência Sebrae RN

Natal – Os turistas que desembarcarem no Rio Grande do Norte em função dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 serão estimulados a conhecer os atrativos e provar os sabores de uma das regiões mais características do estado. O Roteiro do Seridó é um dos 23 roteiros rurais integrantes do projeto Talentos do Brasil Rural, uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ideia é incentivar a visitação de empreendimentos rurais , da agricultura familiar, que estão a, no máximo, três horas das 12 cidades-sede da Copa.
Clodoaldo DamascenoNo roteiro, turistas podem provar pratos típicos da região, como a carne de sol: valorização do turismo no interior do EstadoNo roteiro, turistas podem provar pratos típicos da região, como a carne de sol: valorização do turismo no interior do Estado

Com isso, espera-se valorizar a identidade cultural da região, promover a geração de emprego e renda e, ao mesmo tempo, agregar valor à produção de grupos locais.  No caso do Roteiro do Seridó, estão incluídos cerca de 20 empreendimentos e atrativos, abrangendo oito municípios seridoenses, onde os turistas poderão ver a produção de queijos de manteiga e coalho, doces, biscoitos e carne de sol. Tudo isso aliado aos atrativos naturais e culturais da região, como os sítios arqueológicos e geológicos, açudes e museus, além da exuberante paisagem natural com sua fauna e flora.

Roteiro
O Roteiro do Seridó foi criado em 2005, através de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), para fortalecer a identidade regional e criar alternativas ao binômio sol e mar, por meio de opções temáticas, como turismo de aventura, cultural, arqueológico e pedagógico. Os empresários e colaboradores dos empreendimentos foram capacitados e roteiro divulgado entre os agentes de viagens.

“O projeto Talentos do Brasil Rural visa inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.Por isso, buscamos valorizar e potencializar a produção rural do Seridó”

Entre os empreendimentos do roteiro que ofertado via Talentos do Brasil Rural, está o Sítio Santa Izabel, em Currais Novos. O casal proprietário, Chicão e sua esposa Aparecida, investe em tecnologia de melhoramento genético do rebanho e o plantio de palma para o uso durante as estiagens prolongadas. Agregam valor ao leite obtido na fazendo produzindo pamonha, canjica, doces.

Também no município, o visitante pode conhecer a comunidade Quandu, onde as mulheres transformaram a realidade da localidade com a produção e o fornecimento de produtos da Agricultura Familiar para os programas de compras governamentais. Fruto do associativismo, elas fundaram a Associação das Mulheres Produtoras Rurais que mobiliza o grupo e gera resultados para a comunidade.

No mesmo roteiro, também é possível conhecer o Sítio Totoró que concentra algumas formações geológicas de interesse pedagógico. O trajeto inclui ainda negócios como agroindústrias queijeiras, empresas de beneficiamento de frutas, pousadas de charme e restaurantes regionais, que também servem de atrativos para turistas do Brasil e do exterior.

Nenhum comentário: