segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Asteroide de 20m passou 'muito perto' da Terra, diz Nasa

Representação artística de um asteroide
Um pequeno asteroide com cerca de 20 metros de diâmetro passou "muito perto" da Terra neste domingo, sem, no entanto, representar risco para o planeta, informou a Nasa. A passagem do corpo celeste batizado como 2014 RC foi monitorada pela agência espacial americana e havia sido anunciada na última quinta-feira.
"Não é preciso se preocupar, ele está a 40 mil quilômetros", escreveu a Nasa em sua conta no Twitter durante a passagem do asteroide pelas proximidades da Terra. Segundo os cálculos da agência, o momento em que o 2014 RC esteve mais perto do planeta aconteceu às 15h18 deste domingo, quando o corpo celeste passou na direção da Nova Zelândia.
O asteroide foi descoberto em 31 de agosto por pesquisadores do projeto Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, e, paralelamente, pelo telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, em 1.º de setembro. No momento de maior aproximação, o 2014 RC ficou a 40.000 quilômetros da Terra, equivalente a um décimo da distância entre a Lua e o centro do planeta.
Observação – Devido ao tamanho pequeno do corpo celeste, os cientistas haviam advertido que ele não poderia ser visto a olho nu, mas ressaltaram que astrônomos amadores poderiam conseguir observar a passagem do 2014 RC com telescópios. Como o asteroide tem uma órbita em torno do Sol, os pesquisadores acreditam que, no futuro, ele poderá voltar a passar perto da Terra.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário: