domingo, 7 de setembro de 2014

Na pesquisa da Perfil em Natal, brancos e nulos superam votos para Robinson Faria

Robinson-Farias-JA--(17)
Há mais eleitores em Natal dispostos a anular o próprio voto do que votar em Robinson Faria, candidato do PSD ao Governo do Estado. Segundo dados da pesquisa divulgada pelo Jornal de Hoje e realizada pelo Instituto Perfil, os votos brancos e nulos somam 21,2%, enquanto que apenas 20,3% dos entrevistados declararam votar em Robinson.
Henrique Alves, candidato do PMDB ao Governo e líder em todas as pesquisas divulgadas até aqui, tem 36,4% das intenções. São 16 pontos de vantagem para o segundo colocado. Para o vereador de Natal, Felipe Alves (PMDB), o resultado da pesquisa do Instituto Perfil mostra que Robinson Faria não conseguiu convencer o eleitor da capital. “Esses números mostram claramente que o candidato não conseguiu convencer o eleitor da capital. Imagino que principalmente pelo nível da campanha dele, apresentado até aqui, com ataques e poucas propostas, o eleitor não está dando crédito a Robinson”, diz Felipe Alves.
Para o vereador, a dianteira de 16 pontos em relação a Robinson, demonstra o resultado do trabalho de Henrique Alves como deputado federal e como presidente da Câmara dos Deputados. “Henrique tem trabalhado junto com Carlos Eduardo para trazer obras e melhorias para a capital e o povo está reconhecendo esse trabalho”, aponta.
Além disso, a adesão às propostas de Henrique sinalizam, de acordo com o vereador, uma expectativa positiva em relação a um futuro governo do PMDB, caso assim decida o eleitor. “A população tem recebido de forma entusiasmada as propostas de Henrique e percebemos uma expectativa na capital de que ele faça um grande governo e consiga resgatar o Estado, resolvendo os principais problemas”, avalia.
Segundo os números da pesquisa estimulada do Instituto Perfil, Henrique venceria a eleição com 36,47% dos votos. Robinson Faria, do PSD, teria 20,3%. Robério Paulino, do PSOL, viria em terceiro, com 3,3%. Simone Dutra, do PSTU, teria 1,5% e Araken Farias, do PSL, 1,1%. Brancos e nulos, pela estimulada, somaram 21, 2%. E, indecisos, 16,2%.
Na pesquisa espontânea, que é quando não se apresenta a lista dos candidatos ao entrevistado, Henrique seria eleito governador do Estado com 25,8%, se a eleição fosse hoje. Robinson teria 12,5%, Paulino 1,6%, Simone 0,6% e Araken 0,3%. Branco/Nulo somou 16,9% e outros nomes 0,5%. A pesquisa aponta que 41,8% dos eleitores da capital ainda não têm candidato a governador.
No quesito rejeição, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, tem um percentual de 21,9%. ‘Rejeita todos’ aparece em seguida, com 18,4%. ‘Não rejeita nenhum’ vem como terceiro item, com 15,7%. Robinson Faria é rejeitado por 13,4% dos eleitores. Araken, por 9,7%. Não sabe/Sem resposta contabilizaram 8,6%. Simone é rejeitada por 7,6% e Paulino por 4,7%.

Nenhum comentário: