terça-feira, 14 de maio de 2013

Não Consigo sentir Saudades do que Está Próximo ( resposta ao poema de Flávio Dantas )

Bem não consegui entender se era uma poema ou uma detonada do poeta Flávio Dantas em relação a festa da padroeira de Jaçanã , realmente em tempos antigos podia-se fazer verdadeiras festas de padroeiros nas cidades , onde as pessoas iam para celebrar, rezar ,fazer pedidos e depois para as quermesses por mais que se saiba que já naquela época essas festas não eram tão sadias pois sempre existiram o consumo do álcool .
   Vale lembrar que a tempos atrás as cidade comemoravam apenas as tradicionais quatro festas do ano , Natal , Carnaval ,São João e concerteza a maior de todas a festa da padroeira , onde não se havia esses grandes nomes de bandas que existem hoje que fez com que encarecesse muito as festas .
   A igreja hoje não mais aposta nesse tipo de arrecadação para se manter e  sim no compromisso de cada fiel com a participação do dízimo , que é o que realmente mantem a igreja , não fica legal para a igreja que prega jJesus que liberta ,salva dos vicius que transforma o homem em um ser novo se ela patrocinadora da destruição do homem .
    Hoje não mais se adota praticas que antes era viável , os tempos mudam algumas coisas melhoram e outras pioram ,nos dias atuais a igreja se adaptou a nova realidade , mais o essencial não mudou que é celebrar Cristo Eucarísticos .
   Em um dos versos o poeta cita culpados eu não vou cassar , pois eu como católico vou apontar, naquela época garanto que não existia nem a droga e nem essa violência desenfreada que assusta a todos , no pavilhão as pessoas não iam para conversar nem se confraternizar iam para beber e depois ir para a procissão , muitos até embriagados dessa saudade eu não quero lembrar .
     Em uma coisa eu tenho que concordar pra os jaçanenses podem até sentir saudades das festas da padroeira por que naquela época todos podiam brincar sem medo de ser roubado ou até mesmo a assassinado .
     A festa da padroeira continua sendo um encontro dos filhos de Jaçanã pois nas nove noites estão ali devotes e visitantes quem vem todos se confraternizar , a esperança se renova na santa missa não no pavilhão e nem no parque e muito menos no leilão .
   A fé se renova na padroeira na interseção  que ela faz junto ao filho .


Nenhum comentário: