terça-feira, 14 de maio de 2013

Santa Cruz pode ser contemplada com usina de reaproveitamento de lixo

 audiencialixo1

Com o Teatro Municipal Candinha Bezerra lotado, a cidade de Santa Cruz recebeu ontem (13) a primeira audiência pública sobre resíduos sólidos, promovida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Santa Cruz.

O evento reuniu diversas autoridades, entre elas, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Ricardo Motta, o Deputado Estadual Gustavo Fernandes, a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, vários prefeitos da região e o Deputado Estadual Tomba Farias, propositor da audiência na Assembléia.

Com o objetivo de conhecer melhor a experiência de sucesso no reaproveitamento do lixo da Suécia, na cidade de Borås, vista de perto pelo Dep. Tomba Farias em viagem àquele país, a audiência contou com a participação de dois especialistas suecos: a Gerente de Mercado Emergentes e Membro do Instituto Técnico de Pesquisa de Boräs (Suécia), Jéssica Magnusson, e o Diretor Executivo da Biogás System Nordic AB,Tony Zetterfeldt.

Segundo Jéssica, o projeto de gestão de resíduos sólidos tem apenas 40 anos e hoje reaproveita 99% dos resíduos. A pesquisadora disse ainda que a gestão de resíduos sólidos na Suécia é feita por consórcios entre os municípios próximos.Tony Zetterfeldt fez uma explanação sobre as tecnologias usadas na gestão de resíduos. Ele apresentou um vídeo que mostrou a técnica de extração e separação do gás metano nos aterros sanitários. "O metano é rico em energia, que deve ser usada", disse.

A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, disse que o momento é muito oportuno para Santa Cruz. "Foi um momento proveitoso onde pudemos conhecer a experiência da Suécia e, sem dúvidas, vamos sair daqui com a necessidade de nos unirmos, de juntarmos forças para transformar essa realidade. O próximo passo é a busca de um novo espaço para implantação o aterro sanitário", destacou Fernanda.

O Deputado Estadual Tomba Farias está confiante de que Santa Cruz mudará de uma vez por todas o destino de seus resíduos sólidos. "O primeiro passo para vencer esse desafio é acreditar que somos capazes de reduzir a quantidade do lixo e promover uma maior reutilização dos materiais", disse Tomba

Caso Santa Cruz seja contemplada com a usina, ela funcionará através de um consorcio entre os municípios da região que enviarão seus resíduos para o processo de reaproveitamento. De acordo da Prefeitura de Santa Cruz, a cidade produz cerca de 10 mil toneladas de lixo por ano.

Nenhum comentário: