sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Adutora Monsenhor Expedito chegou ao seu limite?


Ao todo, a adutora Monsenhor Expedito atende a 30 municípios e a 240 comunidades rurais na região Agreste/Trairi que não dispõem de mananciais com quantidade suficiente que permitam a implantação de obras de abastecimento locais. Toda água distribuída nessa região é proveniente da Lagoa do Bonfim, localizada no município de Nísia Floresta, manancial que dispõe.

A CAERN avalia que 12 dos 30 municípios sofrem com o abastecimento irregular por estarem localizados no trecho final de fornecimento da adutora, são eles: Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Japi, Jaçanã, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Sítio Novo, Santa Maria, Rui Barbosa, Barcelona e São Tomé.

Quando o consumo exagera nas 240 comunidades rurais ao longo da adutora, a água não chega com vazão e pressão suficiente para atender a esses municípios. Num período crítico de fornecimento é fechado determinados trechos, afim de aumentar a vazão para abastecer a todos os locais. É um sistema de manobra feito apenas em períodos de crise.

Em caso de falta de energia, pois as bombas de abastecimento utilizam energia elétrica, a situação fica crítica, com uma demora de várias horas para regularizar todo o sistema adutor, que necessita de melhoria na sua infraestrutura. O Governo do Estado avalia uma duplicação para melhorar o abastecimento em sistemas adutores muito ramificados.

Enquanto não se chega a uma definição, cronograma ou plano de ação essa situação acaba virando uma bola de neve. O crescimento populacional é exponencial, a oferta d’água depende dos céus e da disposição do poder público em construir reservatórios e adutoras.

Cálculo difícil, problema presente.



Nenhum comentário: