sábado, 11 de janeiro de 2014

Há 51 anos, homem constrói catedral por conta própria na Espanha







Vista frontal da Catedral de Justo Gallego (Foto: Érica Chaves/G1)Vista frontal da Catedral de Justo Gallego (Foto: Érica Chaves/G1)
Assim como em Barcelona existe a Sagrada Família, o projeto inacabado de Antoni Gaudí,  outra cidade espanhola tem uma catedral em construção há décadas. Mas, neste caso, a história chega a ser ainda mais incomum: a catedral em Mejorada del Campo, uma pequena cidade no entorno de Madri, está sendo construída há 51 anos pela iniciativa de um único homem.
Ele se chama Justo Gallego Martínez e tem 87 anos. A ideia de erguer um templo surgiu em 1961, quando ele foi expulso de um convento da Igreja Católica para que sua tuberculose não contaminasse outros padres. Depois desta decepção, ele decidiu dedicar sua vida a Deus por meio da construção de uma catedral.
Justo não é arquiteto nem engenheiro. Abandonou os estudos ainda criança, durante a Guerra Civil espanhola, mas com fé, esforço e ajuda de voluntários tenta levar seu sonho a cabo. Alguns o chamam de Dom Justo e outros, de Louco da Catedral.
Veja no fim da reportagem imagens em 360º de dentro e de fora da catedral
'Dom' Justo Gallego, também conhecido como o 'Louco da Catedral'  (Foto: Érica Chaves/G1)'Dom' Justo Gallego, também conhecido como o 'Louco da Catedral' (Foto: Érica Chaves/G1)
saiba maislonge de estar terminado.

Nenhum comentário: