sábado, 11 de janeiro de 2014

Festa de São Sebastião celebra 65 anos da Paróquia do Alecrim

A Festa de São Sebastião é uma devoção existente há mais de 100 anos. Foto: Divulgação
A Festa de São Sebastião é uma devoção existente há mais de 100 anos. Foto: Divulgação
A tão aguardada festa de um dos padroeiros do bairro do Alecrim foi aberta nesta sexta-feira (10), com o tema ’65 anos evangelizando o povo de Deus’.  A Festa da Paróquia de São Sebastião está comemorando 65 anos e segue com uma programação bastante diversificada. Os fieis podem prestigiar as novenas, a procissão, as missas e as apresentações de grupos na Paróquia de São Sebastião, localizada na avenida Coronel Estevam, no Alecrim.
A Festa de São Sebastião é uma devoção existente há mais de 100 anos, mas enquanto paróquia ela é comemorada há 65 anos. A previsão é que cerca de 20 mil fieis participem desta comemoração ao santo que era soldado romano do século III e que morreu em devoção a sua fé cristã.
De 11 a 19 de janeiro a programação acontecerá somente à noite, a partir das 19h30. Somente no dia 20, o dia do santo, a paróquia terá eventos durante todo o dia, começando com a Santa Missa, às 6h30 da manhã. A procissão da Festa de São Sebastião será realizada às 16h30 e este ano contará com um diferencial: a nova imagem do santo, com 1,80m de altura, que será apresentada aos fieis. Em 2013, a procissão reuniu cerca de 30 mil fieis, de acordo com levantamento da Polícia Militar. Neste ano, a expectativa da paróquia é que a procissão reúna cerca de 40 mil pessoas.
Uma curiosidade da procissão é a cor das roupas das pessoas que participam. Elas usam cores vermelhas ou brancas em homenagem a São Sebastião. A cor banca simboliza a paz e a vermelha é a cor do martírio. Uma tradição de 21 anos. A missa de encerramento será realizada às 18h do dia 20 e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
A programação da festa conta também com uma exposição de fotos e artigos dos últimos 10 anos da procissão da Festa de São Sebastião, uma das maiores de Natal. No sábado (18), às 19h, haverá o lançamento de uma revista comemorativa aos 65 anos da Paróquia de São Sebastião.
Sobre o tema da festa, ’65 anos evangelizando o povo de Deus’, o padre Campos, pároco da Paróquia de São Sebastião, disse que “a missão dos que fazem a paróquia é evangelizar, levar o evangelho às pessoas. Após 65 anos da criação da paróquia, a nossa missão é a mesma. A maneira de levar o evangelho às pessoas muda, mas o conteúdo é o mesmo”.

Nenhum comentário: