quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Morre suspeito de assalto que sofreu infarto após ter sido imobilizado com “mata-leão” em SP

14057147O jovem Lucas César Oliveira, 22, que foi imobilizado por um adolescente após roubar um telefone celular, morreu na noite de ontem em Franca (400 km de São Paulo). Depois de ter sido contido, ele sofreu um infarto.
Na segunda-feira, Oliveira foi parado pelo adolescente, de 17 anos, depois do roubo.
O pai de Oliveira, o mototaxista Ednilson da Silva, 40, disse que o rapaz teve uma nova parada cardíaca por volta das 23h de terça-feira e não resistiu.
Oliveira estava internado na CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital do Coração.
Silva disse que não quer apontar culpados pela morte do filho. “Não tem explicação, não dá para culpar ninguém”, disse.
Oliveira foi visto por testemunhas roubando o celular de uma mulher no bairro São Joaquim.
Ele fugia correndo por um campo de futebol quando foi imobilizado pelo adolescente com um golpe chamado popularmente de “mata-leão” (estrangulamento).
O delegado João Walter Tostes Garcia, responsável pelo caso, disse que o fato será “rigorosamente apurado”.
Ele aguarda o resultado do laudo do IML (Instituto Médico Legal) e o prontuário médico para identificar se o infarto foi provocado pelo golpe.
Garcia ouviu o adolescente ontem e disse que o jovem não cometeu crime ao imobilizar o assaltante, mas ele poderá ser responsabilizado por lesão corporal seguida de morte.
O adolescente disse que pretendia segurar Oliveira até a chegada da polícia.
No entanto, o delegado disse que não é recomendado que “pessoas comuns” tentem prender ou reagir contra assaltantes.
“Ele não sabia se o homem estava armado ou não e poderia ter se machucado. Nesse caso, apesar de ter boa intenção, ele pode ser responsabilizado pela agressão.”
O enterro de Oliveira está marcado para hoje no cemitério de São José da Bela Vista (393 km de São Paulo), onde ele morava com a mãe antes de se mudar para Franca há cerca de um mês.
O adolescente não foi apreendido. A reportagem tentou falar com ele e a família, mas não conseguiu. O delegado afirmou que nenhum advogado se apresentou para fazer a defesa do rapaz.
Com informações da Folha

Nenhum comentário: