segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Empresários apresentam ao prefeito proposta de revitalização do Alecrim

18598Foto: Alex Régis
Um projeto de revitalização para o bairro do Alecrim foi apresentado nesta segunda-feira (24) ao prefeito Carlos Eduardo por líderes da classe empresarial da cidade. O projeto segundo o Superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, foi elaborado a partir de discussões com empresários, secretarias municipais e comunidade e representa o ponto de partida para a revitalização do bairro.
O projeto prevê a relocação dos ambulantes que atualmente ocupam o camelódromo e outras áreas do Alecrim, para uma estrutura que seria erguida na “feira do fogo”, localizada na esquina da Rua Presidente Quaresma com a avenida Coronel Estevam. O projeto completa, ainda, reforma da Praça Gentil Ferreira, a construção de um anfiteatro, reurbanização do espaço ocupado hoje pelos ambulantes, com novas calçadas, paisagismo e vagas de estacionamento.
Carlos Eduardo solicitou ao secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, que fizesse um detalhamento arquitetônico e orçamentário do projeto e da estrutura a ser implantada na “feira do fogo”. O prefeito explicou que para este ano não é possível executá-lo por falta de recursos, mas que poderá ser incluído no orçamento de 2015.
O chefe do executivo municipal destacou que o Alecrim tem vocação e potencial para o comércio e afirmou que precisar de uma intervenção e tem todo o interesse na revitalização do bairro. Os empresários solicitaram ao prefeito que fossem a adotadas algumas medidas emergenciais, como a melhora na iluminação, fiscalização mais intensa para impedir a invasão das calçadas pelos ambulantes e melhor ordenamento do trânsito.
O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa informou já estão previstas algumas ações no Alecrim, como execução de alguns reparos no camelódromo do Alecrim e que existe um estudo para o reordenamento. Está previsto, também, um reodenamento dos ambulantes no bairro do Alecrim, semelhante ao que está sendo executado na Cidade Alta e que se encontra na etapa final do processo. A previsão é começar o reordenamento dos ambulantes do Alecrim logo após a concluir o da Cidade Alta.
O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos adiantou que o bairro do Alecrim será contemplado com iluminação de led, nos mesmos moldes da que está sendo implantada na Cidade Alta. Com relação ao trânsito, Carlos Eduardo afirmou que vai acionar a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), para tratar do assunto. Raniere Barbosa acrescentou que o bairro do Alecrim será contemplado com a decoração especial que será instalada para a Copa do Mundo.
O presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Francisco Derneval Sá, lembrou que o Alecrim possui atualmente 6 mil empresas e que recebe uma média de 150 mil pessoas circulam diariamente no bairro.
Os empresários sugeriram ao prefeito que no próximo ano, incluísse na programação do carnaval um concurso de decoração carnavalesca, semelhante ao que foi realizado durante o Natal em Natal, para estimular os empresários a decorar a fachada de seus estabelecimentos, contribuindo para criar um clima de folia em toda a cidade.
Participaram da reunião, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Fucarte), Dácio Galvão, o Superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, o presidente da Federação do Comércio (Fecomercio), Marcelo Fernandes Queiroz, o presidente da Câmera de Diretores Lojistas, Amauri Alves Fonseca Filho, o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Derneval Sá, além de lideranças empresarias.

Nenhum comentário: