quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alerta a população ezequielense

Nos últimos dias a população de Coronel Ezequiel vem tendo notícias de pessoas que tenham contraído a Hepatite , segundo informações extra oficiais já somam 08 casos confirmados ,e mais vários outros esperando resultado de laboratório que seria já considerado  um surto .
   Segundo informações o ponto de transmissão seria a água servida a população que estaria contaminada com o vírus VHA , esse vírus é muito resistente a variações climáticas e todas as pessoas que vivem em condições de insalubridade, com saneamento básico deficiente, são suscetíveis à contaminação pelo VHA³.
   A secretária de saúde do município já está tomando providências e distribuindo cloro para que a população coloque na água e assim evite a contaminação pelo vírus da hepatite A .
  E importante salientar que se caso alguém seja diagnósticado com a doença  é necessário que essa pessoa passe por um período de isolamento para evitar a transmissão de um indivíduo  para o outro .


Sinais e sintomas
A hepatite A pode ser totalmente silenciosa, assintomática. Durante o período de incubação, que vai de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa já elimina o vírus nas fezes². Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos: febre, dores musculares, cansaço, mal estar, falta de apetite, náuseas, vômito², tonturas, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas¹. Na maioria das vezes, os sintomas são confundidos com os de uma virose e acabam desaparecendo².
Transmissão
A transmissão da hepatite A se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados¹. Entre os alimentos, os que merecem mais atenção são os frutos do mar, especialmente ostras, que muitas vezes são consumidas.

Prevenção
A melhor forma de evitar a doença é manter boas condições de higiene e de saneamento básico¹. O vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos², por isso é importante lavar as mãos com frequência. A doença é também prevenível por vacinação.⁴

Nenhum comentário: