sexta-feira, 16 de maio de 2014

Black Bloc destrói agência bancária e loja de Hyundai


São Paulo (AE) - Pelo menos duas agências bancárias e uma concessionária  da Hyundai depredada, uma guarita da PM tombada e pichada e restos de lixo queimado foram os traços deixados pela manifestação contra a Copa ontem no centro de São Paulo. Ao menos quatro pessoas ficaram feridas na região da Avenida Paulista. Às 17h30, a avenida, no sentido da Consolação, já estava interditada na altura da Alameda Campinas. Manifestantes liberaram apenas a faixa da esquerda para a passagem dos ônibus.
Fernando Frazão/ABrIntegrante do grupo Black Bloc ateia fogo na Bandeira Brasileira em dia de protestos no RioIntegrante do grupo Black Bloc ateia fogo na Bandeira Brasileira em dia de protestos no Rio

A passeata na Paulista começou às 18h55, mas os manifestantes caminharam pouco. Por volta das 19h15, teve início a confusão na Rua da Consolação depois que manifestantes - a maioria deles encapuzada - começaram a bater em portas de metal de lojas perto da Avenida Paulista, fazendo muito barulho. A polícia jogou a primeira bomba de efeito moral e a manifestação começou a se dispersar.

Duas agências bancárias e uma loja de da Hyundai, patrocinadora d a Copa,foram depredadas. Quatro pessoas, entre elas dois fotógrafos e uma policial militar, ficaram feridas.  Uma viatura da PM foi interceptada pelo Grupo de Apoio ao Protesto Popular para levar um dos feridos ao Hospital das Clínicas. Outro foi encaminhado ao HC por integrantes do próprio grupo.

Uma parte dos manifestantes prosseguiu pela Rua Matias Aires, que ficou bloqueada. Os carros buzinavam, mas não conseguiam passar. Manifestantes gritavam “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”. Uma agência da Hyundai foi quebrada e pichada por grupos de manifestantes na Rua da Consolação. Eles também quebraram os carros dentro da agência. Com o avanço da Tropa de Choque pela Consolação, os manifestantes encontraram pontos livres para fazerem barricadas. Com o retorno do Choque à área, a passeata se dispersou por várias ruas do centro da capital.

Nenhum comentário: