R$ 1,84 bilhão é o volume de investimentos feitos em Natal para a Copa do Mundo de 2014. A cifra é pouco mais da metade do que era previsto no início do planejamento para o Mundial, R$ 3 bilhões, e inclui os recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal aplicados em obras das mais diversas áreas de atuação que já foram executadas ou que estão sendo executadas até agora. A um mês do evento, a cidade ainda continua um canteiro de obras e corre contra o tempo para entregar as mais importantes. Os principais setores da economia também estão intensificando o preparo para o Mundial. Mas a torcida é para que Natal faça muitos “gols” durante o evento e termine com um saldo positivo.
O valor investido na esteira da Copa faz parte de um balanço feito pela Prefeitura do Natal, concluído na última sexta-feira (9), e cedido à Tribuna do Norte, a pedido da reportagem. Os números devem ser apresentados nos próximos dias ao Governo Federal.
Júnior SantosEstádio
foi um dos projetos pensados para a Copa e está na lista dos que foram
concluídos a tempo de receber os torcedores na capital
Obras
Grandes obras como o Aeroporto Aluízio Alves, a Arena das Dunas e o Corredor Estruturante Zona Norte- Arena das Dunas (obras de mobilidade) estão entre os projetos que irão “entrar em campo” para o Mundial, enquanto outros, como a Restruturação da Av. Roberto Freire, de responsabilidade do Governo do Estado, ficaram no banco de reservas e só sairão do papel após o evento.O ex-coordenador do Comitê Executivo para a Copa de 2014, Fernando Fernandes, lembra que no projeto inicial para a Copa do Mundo, previa-se um investimento de R$ 3 bilhões nas mais diversas áreas. “Esse valor correspondia ao pacote completo de investimento para a cidade”, destaca.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento de Natal, Alexandre Duarte, a cifra pensada no início do evento não foi sistematizada, era apenas uma estimativa. “Não existiam projetos. Na época foram pensados nos diversos problemas que Natal tinha e que poderiam ser resolvidos com os recursos para o evento. Para mobilidade urbana, por exemplo, foram pensadas várias alternativas, como, os projetos de VLT (Projeto de Modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal). Mas depois, o próprio governo federal definiu um eixo para as obras, que deveriam ser no entorno do aeroporto, estádio e hotelaria”, explica.
Duarte esclarece ainda que as obras deveriam ter começado em janeiro de 2010, quando foi estabelecida a Matriz de Responsabilidades, que trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades. “Natal teve 53 meses para a realização, mas as obras só começaram propriamente com a atual gestão, ou seja, tiveram que ser executadas em 18 meses”, justifica o secretário.
Com relação as obras de infraestrutura, o secretário adjunto afirma que 70% das obras foram ou estão sendo executadas antes do evento. E que algumas obras serão entregues logo após o Mundial.
A reportagem da Tribuna do Norte solicitou os dados de investimentos ao Governo do Estado durante três dias, à assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta edição, não foram enviados.
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