sábado, 6 de setembro de 2014

Operação na divisa prende 145 pessoas e faz apreensões



Com efetivo de mais de 2 mil homens, forças estaduais e federais de Segurança Pública e Defesa no Rio Grande do Norte realizaram, entre terça e quinta-feira desta semana, a operação Brasil Integrado, que ocorreu simultaneamente nos nove estados do Nordeste. A ação apreendeu armas, drogas, explosivos e prendeu 145 pessoas. A atuação teve foco nas divisas do Estado e municípios do interior cujos indicativos de violência tiveram crescimento, além da Grande Natal. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Eliéser Girão Monteiro, a operação foi motivada pelo crescimento dos assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos, além do tráfico de drogas.
CedidaForças da Sesed, Polícia Federal, PRF e Abin participaram da açãoForças da Sesed, Polícia Federal, PRF e Abin participaram da ação

Participaram da Brasil Integrado forças da Sesed, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Durante a apresentação dos resultados no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Escola de Governo, o titular da Sesed cobrou da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforço nas agências bancárias potiguares.
“Estamos reforçando junto ao Ministério da Justiça que a Febraban precisa agir mais no tocante à segurança das suas instalações. Por mais que a gente faça o trabalho, por mais que a Polícia Federal faça um trabalho de fiscalização junto às empresas de vigilância e transporte de valores, nós ainda não estamos conseguindo evitar que esses caixas eletrônicos venham a sofrer ações criminosas”, disse o secretário

saiba mais

De acordo com a Febraban, em 2013 foram investidos R$ 9 bilhões em segurança nas agências bancárias do país, comparado aos R$ 17,5 bilhões investidos pela segurança pública no ano anterior, conforme dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mas, paralelamente, os assaltos e tentativas vêm crescendo: em 2010 foram 369 casos, 422 no ano seguinte e 440 em 2012, até chegar a 449 em 2013. Foi apontado também a legislação, que estabelece a necessidade de os bancos submeterem à Polícia Federal um plano de segurança para que possam funcionar.
Questionado sobre as principais dificuldades para prender esses suspeitos, Girão afirma que “não pode considerar que qualquer pessoa que ande com um maçarico seja arrombador de banco”. Ele acrescentou que durante a operação foram presos suspeitos de envolvimento em crimes contra bancos e apreendidos 1,22 tonelada de explosivos, junto com material para elaboração das dinamites. Nesta semana ocorreram duas explosões a bancos, em Macaíba (na segunda) e em Bom Jesus (quinta); um arrombamento na Uern de Mossoró (quinta); e uma tentativa de arrombamento na Procuradoria Geral de Justiça, na madrugada de ontem em Natal.

Nenhum comentário: