Seguindo a tradição das fogueiras do mês de junho, nesta sexta-feira (28), véspera de São Pedro, no Pátio da Igreja do Convento, no Bairro Divinópolis, em Caruaru, acontece a 37º edição da queima da Maior Fogueira do Mundo. Cerca de cinco mil pessoas se reúnem para se aquecer em volta da fogueira.
A fogueira, com 13 metros de altura, foi toda confeccionada com madeira proveniente de podas das árvores e praças do município. A madeira foi guardada durante um ano, o que evitou o desmate da caatinga só para satisfazer a um folguedo turístico.
Como manda a tradição, após a Missa de homenagem ao Santo São Pedro, a fogueira é acessa pelo Frei William Oliveira, “É um momento de fé e tradição esse é um rito que vem desde pagão e se tornou cristão”, disse ele.
A dona de casa Ednalva contempla a festa junto com a família todos os anos. “Para mim o mais importante é preservar a cultura e podermos passar para nossos filhos e netos. Sem fogueira não é São João e São Pedro”, afirmou.
Para segurança daqueles que ficam em volta da fogueira, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estavam presentes. Para animar ainda mais a festa, apresentações de Bacamarteiros, quadrilhas e um trio de forró pé-de-serra.
Por Camila Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário