quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Belezas do RN Mata da Estrela a maior remanescente de floresta Atlântica do RN


Gameleira Milenar
Gameleira Milenar
O Rio Grande do Norte é um estado abençoado, pois possui em seu território uma das maiores diversidades geográficas do Brasil. Aqui a paisagem alterna entre serras, serrado, caatinga, sertão, litoral, palmeiras, dunas e falésias entre outros. Aqui também encontramos no município de Baía Formosa, um lugar que muito bem poderia chamar-se Paraíso.

Baía Formosa está localizada no litoral sul do Estado, a 94 km de Natal pela BR 101. Lá, além de maravilhosas praias que atraem surfistas de todo o Brasil, também está a Mata Estrela, uma das últimas áreas de mata atlântica do Nordeste e a única do Brasil localizada sobre dunas.

A Mata Estrela, que possui uma área de 2.039,93 ha entre floresta, dunas e 19 lagoas, desde 1993 passou a integrar a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Tombada pelo Estado, recentemente passou a integrar a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, já que se trata de uma propriedade particular, e com isso poderá dispor de recursos para desenvolver atividades ecologicamente sustentáveis, como o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Dentre suas 19 lagoas a mais famosa é a Lagoa Araraquara, também conhecida como Lagoa Coca-Cola graças às suas límpidas águas de cor escura por causa de pigmentos das raízes das árvores e da composição mineral do solo rico em iodo e ferro. Os nativos acreditam que o banho em suas águas tenha poderes medicinais e rejuvenescedores.
Canaviais 1
Canaviais - O proprietário da RPPN é a
Destilaria Baía Formosa S/A
Acesso Trilha da Mata Estrela
Portão de acesso

Trilha Mata Estrela
Trajeto marcado com o aplicativo Minhas Trilhas para Android
Trilha Mata Estrela 2
Trilha ao abrigo do sol
Trilha Mata Estrela 7
Parece até paisagem de outono
Durante o caminho, encontramos a “Gameleira Milenar”, logo no início da trilha. Uma belíssima e  e imponente árvore. Também chama a atenção a grande quantidade de cipós e seus curiosos formatos. Até poderíamos rebatizar a trilha para “Trilha do Cipó”
Cip
Quem desata esse "nó"?
Cip 3
Emaranhado
Cip 1

Cip 2

Fungos orelhas-de-pau dão um colorido especial aos olhos mais atentos:
Fungo

Aproximadamente 6,5 Km de caminhada e as areias brancas denunciam que a Lagoa está próxima
Trilha Mata Estrela 5

As cores escuras das águas da Lagoa Araraquara, resultado da combinação do solo rico em iodo e ferro e da matéria orgânica explicam o outro nome pela qual é conhecida: “Lagoa Coca-cola”:

Mangos
Os Mangos Igor, Yago, Yan, Jodrian e Rosana
Lagoa Araraquara 1
O visual da lagoa
Lagoa Araraquara 2
Também poderia ser "Pepsi", certo?
Lagoa Araraquara 7
Um mergulho refrescante
A volta

Nenhum comentário: