quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lagoa de Guaraíras: MPF inspeciona áreas em recuperação ambiental e constata apenas um viveiro irregular

image
Desde o ano de 2007 o Ministério Público Federal no Rio Grande
Foto: MPF
Acompanhado de equipe de fiscalização do Idema, o procurador da República Fábio Venzon vistoriou a Lagoa de Guaraíras e constatou a recuperação do mangue, que foi ocupado indevidamente por empreendimentos irregulares, edificados sem licença ambiental e dentro de terreno da Marinha.
“A vegetação original vem se recuperando bem e já se verifica, inclusive, a presença de mangue alto em diversos trechos”, comemora o procurador.
Em 2007, o Ministério Público Federal no RN ingressou com ações civis públicas e ações penais contra mais de 40 viveiros irregulares de camarão que funcionavam às margens da lagoa, entre os municípios de Arês, Senador Georgino Avelino, Goianinha e Tibau do Sul. Todas tiveram sentenças favoráveis ou acordos judiciais que vêm permitindo a recuperação gradual do mangue às margens do corpo d’água, área de preservação permanente.
A vistoria foi feita de barco, em vários trechos. Observou a presença de um único viveiro funcionando ainda irregularmente. Providências serão tomadas. Verificou também a necessidade de retirada das comportas dos antigos viveiros, para que a área degradada retome seu aspecto original.

Nenhum comentário: