sexta-feira, 11 de abril de 2014

Iluminação pública de Natal passa por processo de modernização

18872A rede de iluminação pública da cidade passa por um processo de revitalização e modernização com a substituição das atuais luminárias pelas de Led, que proporcionam mais economia e melhor luminosidade. A proposta da Prefeitura do Natal, com execução da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) contempla toda a orla marítima de Natal, incluindo a praia da Redinha, praças e paradas de transportes coletivos.
O processo foi iniciado pela orla marítima de Natal com a instalação de 75 postes de aço galvanizado, resistentes à ação da maresia, com duplos braços e lâmpadas Led na praia de Ponta Negra. Agora, nesta fase da revitalização estão sendo substituídos os postes da Praia de Areia Preta até a Praia da Forte. Somente nestas praias serão instalados 173 postes, todos com duas luminárias em cada e as instalações subterrâneas por meio de tubulações.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, a modernização da rede de iluminação tem reflexos positivos na segurança pública. “As ações de reestruturação da iluminação estão voltadas não apenas para a potencialização do turismo, mas também para que o natalense volte a frequentar as áreas urbanas da cidade com uma boa infraestrutura e segurança”.
O cronograma será dividido em duas etapas. A primeira seguirá até o final de maio e contempla o trecho pertencente à Orla de Areia Preta à Praia do Forte e a entrada de Natal até o cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. O valor do investimento é de R$ 8.200.981,64 (oito milhões, duzentos mil, novecentos oitenta e um reais e sessenta e quatro centavos).
A segunda etapa revitalizará a iluminação da Praia Redinha, as paradas de ônibus, praças, quadras esportivas e campos de futebol. Os recursos para a execução destes serviços são provenientes da Contribuição da Iluminação Pública (Cosip).
O serviço de instalação das novas luminárias está a cargo da empresa Lançar Construtora e Incorporadora Ltda., vencedora da licitação para execução dos serviços de expansão e obras.

Nenhum comentário: