sábado, 12 de abril de 2014

Viaduto, drenagem e calçadas não ficarão prontos para Copa em Natal


Obra de viaduto estaiado na avenida Prudente de Morais é considerada a mais complicada por secretáriod e Obras de Natal (Foto: Riccardo Carvalho/Cena2 Produções)Obra de viaduto estaiado é considerada a mais complicada (Foto: Riccardo Carvalho/Cena2 Produções)
Pelo menos três obras de mobilidade urbana anunciadas para a Copa do Mundo 2014 não ficarão prontas até o Mundial. Em Natal, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) confirmou o viaduto da avenida Lima e Silva, a drenagem nas áreas ao redor da Arena das Dunas e a adequação das calçadas da cidade como os projetos que estarão inacabados em junho. As demais obras, iniciadas em setembro e outubro do ano passado, continuam em andamento. Com trabalho em três turnos e reforço extra de operários, o município corre contra o tempo. "Estou confiante", afirma o titular da Semopi, Tomaz Neto.
saiba mais
Localizado ao lado da Arena das Dunas, o viaduto da avenida Lima e Silva estará isolado por tapumes durante a Copa do Mundo. De acordo com o secretário de Obras Públicas, o concreto usado na obra ainda estará "em cura", endurecendo para ganhar resistência, o que não permite a liberação da estrutura para o tráfego. "Nem que ficasse pronto funcionaria, pois a área em frente à Arena das Dunas ficará liberada para o trânsito de pessoas", explica. A expectativa é que a obra funcione logo após o término da Copa. O viaduto de 130 metros inicia na avenida Lima e Silva e termina na marginal da BR-101.

Já o túnel de drenagem teve o cronograma refeito em decorrência da necessidade de rebaixamento do lençol freático nos trechos onde o serviço está sendo executado. "Na escavação dos poços, percebemos a fuga de areia junto à água e a obra foi paralisada. O lençol freático será rebaixado para darmos seguimento", conta Tomaz Neto. Prevista para maio, a obra agora está agendada para ser entregue em julho.
Obra na Prudente de Morais complicou trânsito na avenida, uma das principais de Natal. (Foto: Riccardo Carvalho/Cena2 Produções)Obra na Prudente de Morais complicou trânsito na
via (Foto: Riccardo Carvalho/Cena2 Produções)
Chuvas podem atrapalhar

Fora o viaduto da avenida Lima e Silva, a Semopi garante que todos os seis túneis e o outro viaduto incluídos no lote 2 da mobilidade urbana estarão prontos, assim como o sistema binário das avenidas Capitão mor-Gouveia e Jerônimo Câmara, obra do lote 1. A única possibilidade de atraso, segundo o secretário Tomaz Neto, é a ocorrência de chuvas por pelo menos cinco dias seguidos.

"Tudo está rigorosamente em dia. Para amenizar o problema das chuvas estamos alugando tendas para cobrir os canteiros de obras. Assim teremos condição concretar vigas e lajes mesmo chovendo", afirma. O titular da Semopi acrescenta que a quantidade de operários trabalhando na obra foi aumentada. "O projeto previa 850 funcionários, mas estamos com 1.260", detalha. O regime de trabalho também sofreu alteração, com o turno noturno sendo antecipado desde janeiro. "E é sempre bom lembrar que essas obras serão um legado para Natal, uma vez que vão melhorar o trânsito na cidade", completou.

Enquanto todas as obras de mobilidade acontecem simultaneamente, o trânsito tem ficado complicado. Os desvios provocados pelos canteiros obrigam motoristas a buscarem vias alternativas, porém a população não tem conseguido escapar dos congestionamentos. "Está insuportável. Preciso sair meia hora antes do que o habitual para não ficar preso no trânsito", afirma o militar reformado Clézio José, que usa a BR-101 para chegar em casa, no bairro Nova Parnamirim. O professor Rubens Barreto Ramos é crítico das obras.

Na avenida Prudente de Morais, uma das principais vias da capital potiguar, os motoristas precisam ter paciência nas imediações da Arena das Dunas, onde está sendo construído um viaduto estaiado. "Está ficando cada dia pior. Os desvios mudam com frequência e não sabemos por onde ir", reclama o empresário José Carlos Morais.( G 1 RN)

Nenhum comentário: