sexta-feira, 11 de abril de 2014

Procissão do Encontro antecede Semana Santa

Ao som de hinos espirituais tocados pela orquestra da polícia militar, com ferventes cantos e orações, centenas de fiéis seguiram no início da noite de hoje a tradicional Procissão do Encontro das imagens de Bom Jesus dos Passos com a de Nossa Senhora da Soledade. A caminhada tem como objetivo direcionar os fiéis a semana santa, marcando o final da quaresma.
Encontro das imagens de Bom Jesus dos Passos com a de Nossa Senhora da Soledade

Foto: Adriano Abreu


A procissão do Encontro são dois cortejos simultâneos que se encontram em frente a Catedral de Natal, na avenida Deodoro da Fonseca. O primeiro teve saída na Igreja Bom Jesus, às 18h, após missa celebrada nesta paróquia, com o acompanhamento da imagem do Bom Jesus dos Passos. O cortejo percorreu a avenida Duque de Caxias, rua Juvenal Lamartine e avenida Deodoro da Fonseca.

A segunda aconteceu no bairro de Cidade Alta, às 18h20, após missa celebrada na antiga Catedral de Natal, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. A irmandade do Santíssimo Sacramento e os fiéis em geral, saíram em peregrinação com a imagem de Nossa Senhora do Soledade.

Por volta das 19h, as duas imagens se encontraram em frente à Catedral Metropolitana, com pregação realizada pelo padre Dalmário Barbalho, e benção dada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira. “São duzentos anos com a tradicional procissão. É um exercício de piedade. Toda a cidade se desperta e se motiva em sentido da Semana Santa. Nesta procissão paramos para meditar sobre um gesto tão marcante de amor, que é o encontro de Jesus e sua mãe, Maria”, disse Dom Jaime. O Encontro simboliza a quarta estação da via sacra.
Procissão de Nossa Senhora da Soledade aconteceu nesta sexta-feira

Foto: Adriano Abreu


Durante a homilia, o padre Dalmário ressaltou o sentimento de comoção e compaixão gerado pela procissão. “É uma cena que nos comove, no sentido da fé em direção a Deus, com grande comoção, não pelo sentimentalismo, mas uma comoção que nos comove e move ao encontro com Deus, nos levando ao encontro com o próximo”, frisou.

A procissão foi presenciada por idosos e jovens, dando continuidade a tradição. Valdete Nascimento, 65, comerciante mesmo com dificuldades físicas para caminhada, não deixou de acompanhar o cortejo. “Só não venho quando eu não posso. Eu gosto deste momento, que representa o que Cristo sofreu. A gente não viu, mas a gente acredita no que Ele passou e sofreu”, declara.
Muitos fiéis compareceram à Procissão do Encontro

Foto: adriano abreu


Thacio Araújo, 25, representa a nova geração pregadora do evangelho, o missionário procura dar continuidade a tradição eucarística em sua vida. O missionário enfatiza a união da Igreja com Cristo, a exemplo do encontro do messias com sua mãe Maria. “É uma procissão não só dos passos de Jesus e Maria, mas, como Maria se encontrou com Cristo, nós devemos nos encontrar com Ele todos os dias”, diz.

Nenhum comentário: