O retorno feito irregularmente por veículos de pequeno, médio e
grande portes por cima de canteiros e divisores de pista de rolamentos
ao longo das rodovias federais, já se tornou uma cena comum na Região
Metropolitana de Natal (RMN). O exemplo mais claro ocorre na rodovia
BR-304 no trecho duplicado entre o viaduto de Parnamirim e a rótula de
Macaíba. Em pelo menos dois pontos, a TRIBUNA DO NORTE flagrou o tráfego
por cima do canteiro central: o primeiro já no limite entre os dois
municípios e o segundo nas imediações de uma fábrica de refrigerantes.
Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que só este ano, em quase três meses e meio, o número de infrações já representam 41,5% do total registrado em todo o ano de 2013, quando a PRF fez 518 autuações de trânsito contra os motoristas infratores. Entre janeiro e o começo de abril deste ano, já foram 215 autuações em toda a malha viária federal do Rio Grande do Norte.
O inspetor Everaldo Morais, do Núcleo de Comunicação da PRF, disse que as infrações de transitar sobre canteiros e divisores de pista de rolamento, e condutas semelhantes estão previstas no artigo 193 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A “é gravíssima”, com multa prevista de R$ 573,00 e fator multiplicador de três vezes, além de implicar, ainda, no registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor infrator.
Everaldo Morais informou que considerando só a BR-304, incluindo o trecho duplicado entre Natal e Macaíba, ocorreram 142 infrações no ano passado , enquanto em 2014 são 23 autuações. Segundo ele, a danificação dos canteiros centrais por pessoas que criam passagens clandestinas “é um fator de risco a mais para a segurança do trânsito e, como outras irregularidades, são regularmente notificadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) para a tomada de providências”.
Por fim, Morais disse que, cajo haja flagrante, o autor é enquadrado no crime de danos ao patrimônio público. O frentista de um posto de combustível,Maurício Januário da Silva, diz que o retorno irregular ocorre, porque no trecho entre Parnamirim e Macaíba só existem dois retornos, a uma distância de cinco quilômetros um do outro. “As pessoas que saem das fábricas e moram por aqui, fazem muito isso em horário de pico, quando estão voltando para casa”, afirmou Maurício Januário da Silva.
Segundo o frentista, por causa dessa manobra irregular dos motoristas, principalmente motoqueiros e até caminhões, como a TRIBUNA DO NORTE flagrou à altura do retorno irregular aberto no limite de Macaíba e Parnamirim, “ocorrem muitos acidentes”. Ele também disse que “é muito comum” a presença de guardas da PRF multando e autuando os motoristas infratores.
Magnus NascimentoBR-304: motorista corta canteiro entre Parnamirim e Macaíba
Dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que só este ano, em quase três meses e meio, o número de infrações já representam 41,5% do total registrado em todo o ano de 2013, quando a PRF fez 518 autuações de trânsito contra os motoristas infratores. Entre janeiro e o começo de abril deste ano, já foram 215 autuações em toda a malha viária federal do Rio Grande do Norte.
O inspetor Everaldo Morais, do Núcleo de Comunicação da PRF, disse que as infrações de transitar sobre canteiros e divisores de pista de rolamento, e condutas semelhantes estão previstas no artigo 193 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A “é gravíssima”, com multa prevista de R$ 573,00 e fator multiplicador de três vezes, além de implicar, ainda, no registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor infrator.
Everaldo Morais informou que considerando só a BR-304, incluindo o trecho duplicado entre Natal e Macaíba, ocorreram 142 infrações no ano passado , enquanto em 2014 são 23 autuações. Segundo ele, a danificação dos canteiros centrais por pessoas que criam passagens clandestinas “é um fator de risco a mais para a segurança do trânsito e, como outras irregularidades, são regularmente notificadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) para a tomada de providências”.
Por fim, Morais disse que, cajo haja flagrante, o autor é enquadrado no crime de danos ao patrimônio público. O frentista de um posto de combustível,Maurício Januário da Silva, diz que o retorno irregular ocorre, porque no trecho entre Parnamirim e Macaíba só existem dois retornos, a uma distância de cinco quilômetros um do outro. “As pessoas que saem das fábricas e moram por aqui, fazem muito isso em horário de pico, quando estão voltando para casa”, afirmou Maurício Januário da Silva.
Segundo o frentista, por causa dessa manobra irregular dos motoristas, principalmente motoqueiros e até caminhões, como a TRIBUNA DO NORTE flagrou à altura do retorno irregular aberto no limite de Macaíba e Parnamirim, “ocorrem muitos acidentes”. Ele também disse que “é muito comum” a presença de guardas da PRF multando e autuando os motoristas infratores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário