quinta-feira, 24 de julho de 2014

IMPRESSIONANTE: Preso leva quase duas horas para morrer no Arizona após aplicação de injeção letal

2014-736041634-20140723133006050rts.jpg_20140723A polêmica envolvendo a pena de morte nos Estados Unidos aumentou nesta quarta-feira, quando um prisioneiro levou quase duas horas para morrer no estado do Arizona, após o uso de uma mistura experimental de drogas, cuja procedência foi mantida em segredo. De acordo com testemunhas, Joseph Wood foi visto ofegando e bufando por mais de uma hora.
Wood levou uma hora e 58 minutos para morrer depois que foi injetado no corpo dele uma combinação pouco testada do midazolam sedativo e analgésico hidromorfona. O procedimento demorou tanto que seus advogados tiveram tempo de apresentar uma ação de emergência no tribunal, na tentativa de parar com a pena capital.
— Ele ficou ofegando e bufando por mais de uma hora — afirmou um de seus advogados.
Quando os funcionários encarregados da execução verificaram o prisioneiro, uma hora e 10 minutos após o início do procedimento, foi confirmado que ele ainda estava vivo. Uma testemunha, o repórter Troy Hayden, disse a um jornal local que tinha sido uma cena perturbadora de assistir, “como um peixe em terra engolindo o ar.”
Wood, de 55 anos, foi condenado à morte pelos assassinatos, em 1989, de sua ex-namorada Debra Dietz e do pai dela, Eugene Dietz, em Tucson.
As horas que antecederam a execução foram marcadas por uma batalha legal sobre o sigilo imposto por autoridades estaduais sobre a origem das drogas. A aplicação da pena foi adiada várias vezes, mas, na terça-feira, a Suprema Corte dos Estados Unidos permitiu que a execução fosse realizada, sem dar qualquer explicação.
Algumas depois de o prisioneiro ser declarado morto, oficiais do Arizona começaram um exercício de limitação de danos e tentaram tranquilizar o público de que a execução foi indolor. O governador, Jan Brewer, ordenou uma investigação, mas disse que a morte tinha sido legal, acrescentando que “ de acordo com testemunhas e médicos, ele não sofreu”.
A morte do Wood se insere em um contexto de polêmica sobre as penas de morte nos Estados Unidos. Em abril desse ano, o prisioneiro Clayton Lockett levou 45 minutos para morrer no estado de Oklahoma. Durante esse período, ele se contorceu e gemeu em uma maca. A morte do preso provocou um clamor nacional e internacional. O presidente Obama foi pressionado a lançar uma revisão da prática da pena capital no país, que ainda está em curso.
O Globo

Nenhum comentário: