quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ibope aponta empate no 2° turno no RN: Henrique Alves, 40%; Robinson Faria, 40%

ryh45y45y4
O Ibope confirmou o que o estatístico Mardone França, do Instituto Certus, havia apontado na semana passada: que há uma tendência da eleição para o Governo do Estado ser decidida em segundo turno, entre Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD). Mas não foi só. O Ibope revelou, também, que num eventual prolongamento da disputa, os dois nomes estão empatados com 40%.
No primeiro turno, Henrique Alves segue com vantagem sobre o segundo colocado. Segundo o Ibope, o peemedebista tem 38% das intenções de voto, contra 31% do principal adversário. Professor Robério Paulino, do PSOL, aparece com 3%; Simone Dutra, do PSTU, com 2%; e Araken Farias, do PSL, com 1%. Votos brancos e nulos somaram 15% e não sabe ou não respondeu, 10%.
Nesse cenário, a soma de todos os adversários ainda não seria maior que o número de votos de Henrique. Porém, considerando a margem de erro, de três pontos para mais ou para menos, é possível apontar a existência de um “empate técnico” para haver ou não segundo turno no RN.
E, se houver, há um empate entre o candidato do PMDB e o adversário do PSD. Os dois, segundo o Ibope, têm 40% se o segundo turno fosse realizado hoje, no Rio Grande do Norte. Votos brancos e nulos ficariam na casa dos 5% e indecisos, 15%.
Na semana passada, O Jornal de Hoje publicou matéria com o estatístico Mardone França, com a possibilidade crescente de segundo turno. “Há uma tendência de que a campanha caminha para definição de um segundo turno, em termos de uma previsão probabilística, dada a performance de cada um dos candidatos. Há uma chance, uma probabilidade de acontecer em torno de 60% e de não acontecer em torno de 40%”, destacou ele.
REJEIÇÃO
No quesito rejeição, Henrique desponta com o maior número. Se a eleição fosse hoje, nada menos que 37% dos eleitores do estado não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição a Robinson é dez pontos percentuais inferior a de Henrique. De acordo com o Ibope, 27% dos eleitores do Estado não votariam em Robinson de maneira alguma.
O candidato menos rejeitado é Robério Paulino, do PSOL. Ele conta com a rejeição de 16% dos eleitores pesquisados pelo Ibope. Simone Dutra, do PSTU, é a segunda menos rejeitada. Tem 21% de rejeição. Araken Farias é o terceiro menos rejeitado, com 25%.
No universo de 100% de eleitores consultados pelo Ibope, apenas 7% afirmam que poderiam votar em todos os candidatos, ou seja, não têm rejeição a ninguém. Não sabe ou não respondeu somou 21%.
Empate também no Senado: Fátima e Wilma estão com 35%

Nenhum comentário: