quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Festa da Padroeira de Natal começa no próximo dia 11 de novembro




  • A Arquidiocese de Natal divulgou a programação da 261ª Festa da Padroeira da capital potiguar. As homenagens a Nossa Senhora da Apresentação vão se estender entre os dias 11 e 21 de novembro. Neste ano, o tema do evento será “Com a Virgem da Apresentação, anunciamos o evangelho da família”. Os festejos serão realizados na antiga Catetral e na Catedral Metropolitana.
    Aldo Júnior / Arquivo TNFiéis aguardam início da procissão da Padroeira de Natal em 2013Fiéis aguardam início da procissão da Padroeira de Natal em 2013

    Segundo a Arquidiocese, diariamente, haverá o "madrugando com Maria", uma caminhada que sai do adro da Igreja do Rosário, às 5 horas, e culmina na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, com a celebração eucarística. Além deste, uma série de outras comemorações estão confirmadas na programação.

    Para dar oportunidade às pessoas que não podem participar dos festejos, uma parceria entre a Rádio Rural de Natal, a Pastoral da Comunicação, a equipe Suporte de Comunicação, da Paróquia de São João Bosco, no Gramoré, vão trabalhar na cobertura e transmissão dos principais momentos da Festa da Padroeira.

    Memória
    Conta a tradição que pescadores estavam pescando no Rio Potengi, na manhã de 21 de novembro de 1753, quando lançaram a rede e, ao puxá-la, encontraram um caixote encalhado. Segundo o Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, pároco emérito de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, os pescadores pararam a embarcação em uma pedra, hoje chamada de Pedra do Rosário, para ver o que continha dentro do caixote.

    Na caixa, o grupo encontrou uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo e a outra mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Eles deduziram que fosse um rosário. Junto à imagem, continha uma mensagem: “Onde esta imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá”. O vigário da Paróquia naquela época, o padre Manoel Correia Gomes, informado sobre a descoberta, foi ao local e levou a imagem para a Igreja Matriz, sabendo que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

    A padroeira da cidade ficou conhecida por Nossa Senhora da Apresentação, porque, no calendário litúrgico da Igreja, o dia 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, quando tinha 12 anos de idade.

    Nenhum comentário: