sexta-feira, 19 de julho de 2013

Governo não tem dinheiro para pagar folha de julho e pode decretar moratória aos fornecedores

O governo do estado, não é novidade, está em situação caótica financeiramente. Mas neste mês de julho o momento é de crise ao extremo: não há dinheiro suficiente para pagar os servidores estaduais. O Blog do BG ouviu durante a tarde de hoje fontes ligadas ao governo que disseram que faltam cerca de R$ 80 milhões para quitar a folha de pagamento. Isso só para a folha.
Diante disso, a governadora Rosalba Ciarlini busca meios de solucionar o caso. Nesta sexta-feira, secretários se reuniram com autoridades dos poderes legislativo e judiciário para tentar reduzir gastos já neste mês. A ideia inicial é não pagar por completo agora em julho o duodécimo do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas e do Ministério Público.
Mas já há outras medidas prontas para serem usadas, como decretar moratória de até 60 dias aos fornecedores do estado, segundo o Blog apurou. Em outras palavras, Rosalba quer atrasar ainda mais o pagamento aos fornecedores para não deixar de pagar os servidores estaduais. Todo esse remanejamento seria na fonte 100, a fonte de recursos próprios.
Ainda de acordo com uma fonte que o Blog ouviu, parte do caos financeiro que se instaurou no governo do estado foi motivada pela queda de arrecadação de ICMS e repasses a menor feito pelo Governo Federal.

Nenhum comentário: