quinta-feira, 18 de julho de 2013

Imagens mostram ação de vândalos durante protesto no Leblon, Rio


Imagens exclusivas mostram a ação de vândalos durante o protesto no Leblon, na Zona Sul do Rio, na noite de quarta-feira (17). No vídeo, homens com os rostos cobertos por camisetas aparecem depredando agências bancárias, caixas eletrônicos, colocando fogo em objetos e saqueando lojas, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta quinta-feira (18).
Quinze manifestantes foram detidos e um homem foi preso por porte de artefato explosivo, segundo a reportagem.Os tumultos também atingiram um dos prédios administrativos da TV Globo, que fica no bairro. Manifestantes mascarados danificaram a portaria do edifício.
Devido ao tumulto, Sérgio Cabral convocou para as 8h desta quinta (18) uma reunião de emergência, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, também na Zona Sul, com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha; o comandante da Polícia Militar, coronel Erir da Costa Filho; e os secretários da Casa Civil, Regis Fichtner; e de Governo, Wilson Carlos Carvalho.
saiba mais
Segundo a Polícia Militar, pelo menos 500 pedras portuguesas foram retiradas da calçada e quatro PMs ficaram feridos com pedradas. Uma quinta policial se feriu ao ser atingida nas costas por uma bomba de fabricação caseira. O número de manifestantes feridos não foi confirmado. Ainda de acordo com a PM, um dos presos foi um jovem que carregava um coquetel molotov.
Fogueiras com lixo e papel interditaram várias ruas no entorno da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. Dezenas de bombas de gás foram atiradas pelo Batalhão de Coque para dispersar o protesto. Funcionários de bares e restaurantes da região, uma das mais nobres e badaladas da cidade, reclamaram do prejuízo. O último ato em frente ao prédio onde vive Sérgio Cabral havia sido no dia 4 de julho e também terminou em confusão.
Manifestantes se reúnem no Leblon (Foto: Ariel Subirá /Futura Press/Estadão Conteúdo)Manifestantes se reúnem no Leblon
(Foto: Ariel Subirá /Futura Press/Estadão Conteúdo)
Promotores do Ministério Público do Rio e cerca de 15 advogados da OAB acompanharam a manifestação.
Reivindicações
De acordo com a página do protesto no Facebook, o grupo reivindica CPIs da Delta, da Copa, e do helicóptero usado por parlamentares; a desmilitarização da polícia; e é contra a privatização do Maracanã; o fim do antigo Museu do Índio, as remoções compulsórias e privatizações por conta da Copa, além do impeachment do governador Sérgio Cabral e do vice, Pezão.
Interdições
Até as 23h, apenas pistas do Leblon foram interditadas, a começar pela Avenida Delfim Moreira, na orla, bloqueadas nos dois sentidos. O trecho da rua Aristides Espínola entre a praia e a General San Martin ficou fechado pela polícia durante todo o tempo. Outras vias ao redor foram sendo interrompidas ao longo da noite.
Entre os cartazes, havia mensagens com críticas à saúde pública, ironias sobre a ação da polícia durante as manifestações, críticas ao uso pessoal do helicóptero oficial pelo governador, entre outros temas.
Em coro, manifestantes gritavam palavras de ordem hostilizando o governador. Uma barreira com policiais militares impediu a aproximação das pessoas do prédio onde ele reside.

Cabral culpa adversários
Em nota, o governador Sérgio Cabral declarou que “a oposição busca antecipar o calendário eleitoral criando constrangimentos à governabilidade. O governador, legitimamente eleito por 67% dos votos no 1º turno nas ultimas eleições, reitera o seu compromisso de continuar a manter o Rio de Janeiro na rota do desenvolvimento social e econômico.”
Manifestantes colocaram fogo em boneco de Sérgio Cabral (Foto: Isabela Marinho/G1)Manifestantes colocaram fogo em boneco de Sérgio Cabral (Foto: Isabela Marinho/G1)
Protesto na Rocinha dá nó no trânsito

Nenhum comentário: