quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mártires de Cunhaú são homenageados em Canguaretama

Data 16 de julho é lembrada pela igreja Católica como a data do sofrimento de 30 fieis que foram martirizados pelos holandesas durante invasão ao Brasil.
Em 1645, fiéis que participavam de missa na capela Nossa Senhora de Candeias em Canguaretama foram vítimas do maior morticínio de todos os tempos do Rio Grande do Norte. A data 16 de julho é lembrada pela igreja Católica como a data do sofrimento de 30 fieis que foram martirizados pelos holandesas durante invasão ao Brasil.

Na tarde desta terça-feira (16) milhares de fiéis participaram das novenas, procissões pela cidade e missa campal que marcou a homenagem aos mortos. A missa foi celebrada por mais de 20 padres, guiados pelos Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício e pelo atual bispo Dom Jaime Vieira Rocha.
Durante a celebração, os padres lembraram a memória do Pároco Pe. André de Soveral, que foi morto durante a tragédia no engenho Cunhaú, de cana de açúcar. Os padres também exaltaram os "bem aventurados" Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreia e os 27 fiéis que participavam da celebração.
Um dos destaques da celebração religiosa foi o show do padre Antonio Maria que presenteou os fiéis com um repertório formado por músicas católicas e versões de sucessos nacionais.

Nenhum comentário: