sexta-feira, 19 de julho de 2013

Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude apontam dificuldades no dia a dia no Rio

Peregrinos de todas as partes do mundo chegam ao país para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa terça-feira (23) no Rio. O evento vai até o dia 28 e é o primeiro de que o papa Francisco participa no exterior depois que foi eleito, em março, para comandar a Igreja Católica.
Os peregrinos que já estão no Rio de Janeiro elogiam a beleza da cidade e a hospitalidade dos cariocas, mas reclamam das dificuldades do dia a dia e temem sair desacompanhados à noite. Os jovens visitantes mostram-se cuidadosos com questões de segurança e locomoção.
O sistema de transportes coletivos do Rio foi alvo de reclamações. Os peregrinos se queixam da falta de mapas que indiquem onde passam as linhas de ônibus. Outra crítica dos peregrinos que estão no Rio é sobre a maneira de dirigir dos motoristas de ônibus da cidade. Para alguns, os motoristas dirigem de modo irresponsável e imprudente. O metrô, porém, recebeu elogios de vários turistas, que ressaltaram a importância dos mapas para conseguirem se localizar. 
Já os voluntários que moram no Rio e ajudam a receber os peregrinos de outros países destacaram a dificuldade com as diferentes línguas faladas pelos visitantes. Segundo os voluntários, o número de pessoas trabalhando na jornada e que fala outros idiomas é muito pequeno.

Nenhum comentário: