sexta-feira, 6 de setembro de 2013

7 de setembro o que comemorar ?

Amanhã é um dia especial para todo Brasileiro que ama seu país , afinal é o dia da independência em que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e passou a andar com seus próprios pés , muitos lutaram e até morreram em defesa dessa terra .
  Liberdade que custou muito ao Brasil mas depois de muitas batalhas e lutas nossos heróis conseguiram , do mesmo modo acontecem com as pequenas cidades como por ex ,Melão se desmembra de Santa Cruz no dia 11 de dezembro de 1953 e passa a se chamar Coronel Ezequiel.
   Cada emancipação se deve por vários fatores ,costumes próprios de um lugar , organização populacional com seus lideres , sede de liberdade ,e suas tradições individuais .
   Preservar esses costumes cabe hoje a cada um de nós , não devemos esperar por poderes públicos para que conservem  as manifestações populares , pois para alguém querer conservar seus costumes deve no mínimo conhecer e amar sua história .
   Como podemos amar aquilo que não conhecemos ? para muitos preservar tradições culturais é apoiar uma quadrilha , fazer festas como o carnaval ,e trazer grandes bandas para a cidade , isso é cultura?
   Cultura é além de preservar o que já existe  é também resgatar o que está esquecido posso citar alguns exemplos do nosso município ( a lenda da cangalha  , a lenda da árvore mal assombrada , as histórias que os mais antigos contam sobre os mortos que voltavam da sepultura na época da cólera morbo , a lenda da serpente gigante que morava na estrada entre Campo Redondo e Cem Ezequiel ,além de fatos históricos ocorridos )
    Um dos fatos a visita de Frei Damião , que em uma das suas falas disse que Coronel ia pra frente como uma corda no fogo , e que um lado da cidade estava nas trevas , mito ou realidade ? por que será que em 10 nos Coronel cresceu só 175 habitantes a mais ?
  Voltando para nossas tradições poucos sabem que aqui em nossa cidade ainda existe uma antiga técnica de construção de casa chamada de tijolo de adobe , coisa que só existe em três regiões do nosso estado , região de Martins ,  do monte das Gámeleras e aqui em nossa cidade . costumes esses que estão se perdendo ao longo dos anos , sem falar da destruição do nosso maior patrimônio que é a rua velha .
   Algumas tradições ainda mantidas em nossa cidade é o desfile cívico que a cada ano vem com inovações de sua época , coisa que sempre combati pois acho que desfile cívico deve ser tradicional com bandeiras homenagens aos heróis da pátria e as demais coisas que cabe a um desfile cívico .
  Vejam alguns desses momentos em nossa cidade .
















(Por Josailtom)

Nenhum comentário: