quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prefeito Taú veta projeto de apoio a cultura de autoria do vereador Marinaldo

O prefeito Adailton Tavares vetou o projeto de apoio a cultura de autoria do vereador Marinaldo , o projeto seria de grande incentivo a cultura local já que destinaria uma parte dos mais de quatrocentos mil reais que irão entrar no orçamento da prefeitura destinado a cultura .
 Sabe-se muito bem que hoje Coronel Ezequiel  não tem como usar nem a metade desse dinheiro , pois não há nenhum tipo de projeto na cidade direcionado nem ao turismo e nem muito menos a cultura , o valor é altíssimo para o município que não tem nem sequer um museu .
   O projeto que o vereador Marinaldo desenvolveu pedia que ao menos 10% desse total fosse destinado para apoiar os artistas e artesãos da cidade , já que os mesmos não conta com nenhum tipo de apoio da prefeitura .
   O valor de quatrocentos e cinquenta mil reais que irar entrar nos cofres da prefeitura de Coronel Ezequiel com certeza será usado para outros fins menos para a cultura,  já que temos supostamente uma secretária de cultura e  turismo , esse valor deveria ser destinado a essa secretaria para fomentar e desenvolver a cultura e a arte local . Só que pra piorar a situação dos artistas da terra essa secretária nunca serviu e nem serve pra nada , só pra empregar mais uma pessoa e pronto , pergunto qual é o trabalho realizado através dessa secretaria?qual tipo de turismo esse órgão desenvolveu em nossa cidade , pelo menos foi catalogado algum canto que poderia vim a se tornar um ponto de visitação ?
  Acho que pra muitos cultura é fazer festas de rua com bandas caras que vem toca uma hora leva todo o dinheiro e vai embora , enquanto poderiam está tirando jovens das drogas e criando neles o amor por sua história e origem , valorizando sua terra e não deixando nossas manifestações populares acabar .
  Será que o veto de apoio a cultura tem vínculos políticos ? já que ,quem faz cultura nessa cidade são oposição ? até por que ,até o momento não vi ninguém da situação fazer nem sequer uma ciranda  de roda quanto mais algo relacionado a cultura e a arte .
    Pra quem acompanha esse blog de longe  saiba , que Cel Ezequiel é uma cidade rica de artesãos artistas das mas variadas áreas  , colecionadores de antiguidades , conhecedores da história local entre tantas outras formas da cultura popular quando se fala em turismo coronel se destaca de todas as cidades da região , com belas cachoeiras sítios arqueológicos casas antigas lindos mirantes , cruzeiros antigos capela da Conceição cavernas ,rua velha ,olhos d´àguas piscinas naturais e sem contar o micro clima ,para muitos que não conhecem ,esse projeto ajudaria a preservar a história documentar as lendas já quase esquecidas , apoiar os artesãos , como bordadeiras,  , artesão que produz panela de barro arte já quase extinta ,entre tantas outras formas de produção artística do nosso município .
  Além da produção de manufatura local há também a produção artística sênica em nossa cidade , podemos dizer com orgulho que Coronel é uma das poucas cidades da região Trairi que tem dois grandes eventos culturais que é , a quadrilha Arrasta a Veia conhecida em toda região , e o Auto de Nossa Senhora do Amparo , que a cada ano cativa e eleva o nome de Coronel Ezequiel .
   Agora cabe aos vereadores sancionar este projeto para que ele se torne lei em nosso município , lembrando que se aprovado será um grande passo para nosso município e vocês estarão ajudando ao povo a mostrar seus talentos .
   O blog estará de olho em quem está a favor do povo e divulgaremos quem votar contra ou a favor , para que todos saibam quem realmente quer o bem da nossa cidade , O dinheiro veio para a cultura e ele deve ser usado na cultura , não em outros meios .



  

Nenhum comentário: