A presidente Dilma Rouseff vai assinar a
ordem de serviço da obra de duplicação da BR-304 no dia 22 de janeiro, durante
a vinda a Natal para a inauguração da Arena das Dunas. Orçada em R$ 233
milhões, a obra na rodovia inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta
Tabajara, construção de oito viadutos e a abertura de marginais em 21,7
quilômetros da rodovia, situados entre o Viaduto Trampolim da Vitória, em
Parnamirim, e o entrocamento com a BR-226. A previsão de início das obras é a
segunda quinzena de fevereiro.
O Departamento Nacional de Insfraestrutura de
Tranportes (DNIT) – responsável pelos serviços na BR-304 – também deverá
iniciar neste ano as obras complementares na BR-101, que envolvem a construção
de seis viadutos, de uma passagem inferior (trincheira) para acesso a Avenida
Maria Lacerda Montenegro, além de ampliação das marginais entre o Viaduto de
Ponta Negra e o acesso a Pium, em Parnamirim. A apresentação das propostas está
marcada para o dia 26 de fevereiro.
Para os trabalhos na BR-304, a empresa
contratada foi a gaúcha SBS Engenharia. De acordo com o DNIT, serão construídos
oito viadutos, sendo três deles no entorno de Macaíba. Um deles será erguido no
girador que fica antes da chegada ao município, no sentido Natal-Macaíba. Em
seguida, um segundo viaduto terá lugar no cruzamento da Avenida Jundiaí
(primeira entrada de Macaíba). Mais a frente, na entrada da cidade que dá
acesso a Prefeitura, um terceiro viaduto será responsável pela ligação da
Avenida Geraldo Melo/ Rua Severino Galdino Ribeiro com a rodovia.
A instalação de outros cinco viadutos está
prevista para o trecho que antecede o girador de Macaíba, ligando marginais a
BR, e também ao longo da Reta Tabajara. De acordo com o superintendente
regional do DNIT, Walter Fernandes, as desapropriações não deverão ser um
problema para a obra, visto que “cinco ou seis” propriedades localizadas nas
proximidades da entrada de Macaíba deverão passar pelo processo, somando cerca
de 6 mil metros quadrados de área. “Praticamente toda a rodovia está dentro da
faixa de domínio do DNIT”, afirma.
Segundo Walter Fernandes, a obra na BR-304
vai trazer mais segurança e permitirá maior fluidez para o trânsito na região.
“A duplicação e adequação da Reta Tabajara vai contribuir para a diminuição do
número de acidentes com mortes e vai melhorar o trânsito, que hoje é
complicado”, diz.
A expectativa da Polícia Rodoviária Federal
(PRF) é que a duplicação da Reta Tabajara possa reduzir o número de acidentes
de maior gravidade que ocorrem nesse trecho da BR-304. Dados da Polícia
Rodoviária Federal (PRF) mostram que, de 2012 para cá, esses 16 quilômetros da
rodovia registraram três mortes em cada ano. Foram 13 feridos graves
contabilizados em 2012 e mais 10 no ano passado.
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