quinta-feira, 17 de abril de 2014

Pacientes denunciam falta d'água em maternidade de Natal


Pacientes denunciam falta de estrutura na maternidade das Quintas, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Pacientes denunciam falta de estrutura na
maternidade das Quintas
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Pacientes da Maternidade das Quintas, na zona Oeste de Natal, denunciam a falta de estrutura da unidade de saúde. Dentre os problemas apontados na unidade de saúde, as pacientes relataram a falta d'água durante toda a quarta-feira (16). O fato foi mostrado em matéria exibida no Bom Dia RN desta quinta-feira (17). Imagens feitas com um celular mostraram as dificuldades na maternidade, onde estão 10 gestantes e mães com os bebês.
A Inter TV Cabugi tentou falar com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas as ligações não foram atendidas.
De acordo com as pacientes, todas no alojamento não tinham sequer água para tomar banho. "Nos outros dias não estava faltado água, mas hoje (quarta-feira) aconteceu de faltar água. Os bebês estavam saindo do parto e quando chegavam aqui não tinha água nem para dar banho neles. No dia do meu parto, minha cunhada teve que abanar para que as moscas não pousassem no material. Se está acontecendo dos pacientes irem para casa e voltarem é por causa da higiene. Acho que a infecção que elas estão pegando é dentro do hospital. A gente está correndo risco aqui", desabafou uma paciente.
A maternidade das Quintas recebe em média 40 pacientes por dia. São realizados 10 partos normais e aproximadamente 4 cesáreas. Além dos problemas na estrutura física, as mães e gestantes reclamam da lentidão no atendimento de urgência. (Veja o vídeo ao lado)
Durante a noite desta quarta-feira, um grávida que sentia fortes cólicas passou duas horas na recepção em busca de atendimento. "Estou sentindo muita dor. Estou vendo a hora perder o menino aqui sangrando", disse paciente que aguardava ser atendida.
Por telefone, a recepcionista de plantão da unidade de saúde disse que ainda durante a noite um carro pipa levou água para abastescer a Maternidade das Quintas. A funcionária ainda afirmou que nesta quinta pela manhã a água já estava subindo para a caixa d'água da unidade.

Nenhum comentário: