sábado, 3 de maio de 2014

Governo corre para concluir acessos



Vinte dias antes do prazo dado pelo consórcio Inframérica para início das operações do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, cerca de dois quilômetros, do total de 12,5 km do acesso Norte, ainda vão receber a camada de asfalto. Dessa extensão, um espaço entre 500 metros e 1 km ainda está na camada inicial, de areia prensada. Essa foi a situação encontrada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE em visita às obras do acesso norte nessa sexta-feira (2). De acordo com os órgãos responsáveis, tanto a parte viária, quanto a parte de iluminação estarão finalizadas dia 22.

Ontem, alguns homens e máquinas trabalhavam colocando piche para a camada final de asfalto, outros faziam a construção do meio-fio do canteiro central e nas laterais da rodovia. De acordo com o projeto, motoristas que saem de Natal em direção ao aeroporto passarão pelo viaduto que está sendo erguido no encontro do acesso Norte com a BR-406. Enquanto a estrutura não é concluída, é preciso cruzar a faixa onde veículos trafegam no sentido contrário, Ceará-Mirim/Natal.

Ao entrar no acesso, o primeiro trecho, com pouco mais de 500 metros, é de areia e barro, uma parte já preparada com rolo compressor. O trecho seguinte, com extensão aproximada em 1,5 km, visualmente se assemelha ao asfalto, mas está ainda na imprimação, uma camada de óleo que precede o piche do asfalto propriamente dito. No restante do percurso sob responsabilidade do Governo – até cerca de 4 km antes do aeroporto – o asfalto está concluído, mas falta sinalização horizontal.

Desde quando se entra da BR-406 em direção ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, as únicas placas que os motoristas encontram são as que tem logomarca da Copa do Mundo e  indicando o caminho até o terminal aeroportuário. Não há sinalização relativa à velocidade máxima permitida, ou qualquer outro tipo de placa. Também não havia sinalização das faixas de veículos na rodovia. Paralelamente, em alguns trechos mais próximos à BR-406, homens trabalhavam na construção do meio-fio da estrada, enquanto outros ainda aguardam a delimitação lateral da pista.

Nenhum comentário: