quinta-feira, 1 de maio de 2014

Os cachorros enxergam no escuro?

Quem tem cachorro, provavelmente, já teve a impressão de estar sendo observado mesmo no escurinho da noite. Parece que os cães conseguem nos ver mesmo sem qualquer sinal de claridade, não é? Mas será que os cachorros realmente enxergam no escuro?
A estrutura da visão canina é diferente da nossa e entender essas diferenças estruturais ajuda a acabar com esse mito.

Cachorros enxergam no escuro? Descubra! http://bit.ly/1fvdjhB (via Portal do Dog)

(Foto: Reprodução)

Os cães têm pupilas maiores, têm mais bastonetes em retinas mais largas e um tecido chamado tapetum lucidum por trás dessas retinas. Através desses mecanismos que os cães parecem que enxergam no escuro.
Os cachorros não conseguem enxergar na completa escuridão, assim como os humanos. O segredo da visão noturna canina é que eles fazem um melhor uso de qualquer luz que esteja disponível, por menor que seja.
Por causa da maneira que os olhos dos cães são estruturados, eles usam qualquer luz que exista de maneira duplicada, ou seja, processando a luz assim que ela entra em seus olhos e depois refletindo novamente qualquer excesso.
Isso significa que a visão dos cães à noite ou em qualquer situação com pouca iluminação, pode ser borrada ou menos distinta, mas eles são capazes de perceber qualquer movimento, seja de uma pessoa, um animal ou até mesmo um objeto caindo.

Nenhum comentário: