Em
entrevista coletiva a imprensa, no canteiro de obras, o secretário
municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto,
confirmou, para o dia 31 de maio, a conclusão de todas as obras do
Complexo Viário de Natal que estão sendo executadas pela Prefeitura do
Natal no entorno da Arena das Dunas. As obras estão com 85% dos serviços
já concluídos e incluem a construção de seis túneis, duas passarelas e
dois viadutos, sendo um estaiado. O investimento tem um custo aproximado
em R$ 222 milhões e faz parte do projeto de mobilidade da matriz de
responsabilidade da Copa do Mundo da Fifa 2014.
Segundo o secretário, apenas o viaduto da marginal da BR 101 não será
entregue no prazo determinado. A liberação para o tráfego de veículos
só deverá ocorrer 30 dias após a copa. “É o único a ser concluído e não
liberado porque o concreto estará em cura”. Esse processo, explicou,
leva em torno de 28 dias para alcançar a rigidez e a resistência
necessária. Em todas essas obras serão utilizados 30 mil metros cúbicos
de concreto, 3 mil toneladas de aço e outras 3 mil de estacas prancha. O
trabalho vem sendo tocado por uma equipe de 1.249 que trabalham em
regime de 24h.
Tomaz Neto acrescentou que o túnel instalado no cruzamento da avenida
Romualdo Galvão com a avenida Lima e Silva, de 280 metros de extensão e
5,50 de altura, onde também será construída uma passarela, está quase
pronto. “Só está faltando à pavimentação asfáltica para que o tráfego no
local venha a ocorrer até o dia 20 de maio. Os outros serão liberados
junto com o viaduto estaiado”. Todos os túneis terão a mesma altura e
comprimentos variados.
A conclusão do viaduto estaiado, instalado na avenida Prudente de
Morais, está dependendo apenas da concretagem de 20% da laje, do término
do pilar central e da colocação dos estaios. “Nos próximos nove dias o
principal pilar desse viaduto vai estar 100% concluído”, garantiu o
secretário. De acordo com ele, essas obras de mobilidade vão reduzir
sensivelmente a dificuldade de mobilização em torno de toda a área. “A
velocidade de escoamento dos veículos alterará os atuais 20 quilômetros
por hora para entre 50 a 60 quilômetros por hora”.
Além do túnel da avenida Romualdo Galvão com a avenida Lima e Silva,
também estão sendo construídos os túneis da avenida Lima e Silva com a
avenida Prudente de Morais; avenida Prudente de Morais com a rua
Jerônimo Câmara; avenida Prudente de Morais com a avenida Capitão-Mor
Gouveia; avenida Prudente de Morais com a rua Raimundo Chaves; e rua
Raimundo Chaves com a avenida Lima e Silva. Todas essas obras são de
responsabilidade do consórcio entre as construtoras Queiroz Galvão e
Ferreira Guedes.
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