sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça os misteriosos casos de aviões que desapareceram sem deixar pistas

1A pioneira da aviação Amelia Earhart não deu mais sinal de vida quando resolveu dar a volta ao mundo, em 2 julho de 1937. A americana foi a primeira aviadora a cruzar o Oceano Atlântico. No Pacífico, ela desapareceu a bordo de um Lockheed Electra. Com Amelia, viaja o aviador Fred Noonan.
Seis aviões somem nas Bermudas
2O Triângulo das Bermudas coleciona desaparecimentos misteriosos de aviões e embarcações. Em 1945, cinco aviões de combate da Marinha americana sumiram ao mesmo tempo. A esquadrilha partiu com 14 homens da base naval de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, para um voo-treino de navegação em 5 de dezembro daquele ano. Os últimas mensagens transmitidas pelas aeronaves relatavam falhas nas bússolas e comandos para os tripulantes abandonarem o avião. Uma hora depois, outra aeronave da Marinha com mais 13 tripulantes decolou com a missão de salvar a esquadrilha desaparecida, mas ela também sumiu. Nenhum vestígio dos aviões foi encontrado.
Exército perdido no Pacífico
3Militares dos Estados Unidos seguiam com membros do exército americano e vietnamita no voo 739, em 16 de março de 1962, para o Vietnã, nos primeiros dias da guerra no país asiático. O Super Constellation levava 96 passageiros e 11 tripulantes que, após reabastecimento no território da Micronésia, no Pacífico ocidental, desapareceram a caminho da Base Aérea de Clark, nas Filipinas. Um navio-tanque relatou uma explosão no céu da região.
Sumiço milionário
4O Boeing 704 do voo 967 da brasileira Varig desapareceu meia hora depois de decolar do Aeroporto Internacional de Narita, Tóquio, no dia 30 de janeiro de 1979. O cargueiro transportava para Los Angeles 153 pinturas do artista nipo-brasileiro Manubu Mabe. As obras eram estimadas na época em US$ 1,2 milhão.
Mais de cinquenta perdidos no lago
5O voo 2501, da companhia aérea americana Northwest Airlines partiu de Nova York com destino ao estado de Minnesota em junho de 1950. Cinquenta e oito estavam a bordo quando o avião desapareceu no Lago Michigan, no Nordeste dos Estados Unidos. O lago é maior de água doce do país e o quinto do mundo, com mais de 57 mil km². Nada foi encontrado, e a causa do acidente continua inexplicável.
Avião roubado
6O Boeing 727-223 da American Airlines foi roubado no Aeroporto de Quatro de Fevereiro na capital de Angola, Luanda, no dia 25 de maio de 2003. Os mecânicos de aviões Ben Charles Padilla e John Mikel Mutantu trabalhavam com outros angolanos para deixar a aeronave pronta decolar. Depois que os dois mecânicos embarcaram, a aeronave começou a taxiar e manobrar sem se comunicar as torres de comando. O Boeijng decolou com o transponder desligado e nunca mais foi visto. Ninguém ali era capaz de pilotar uma aeronave daquele porte, e Padilla, além de mecânico, só tinha licença de piloto particular.
O Globo

Nenhum comentário: