quarta-feira, 26 de março de 2014

Agentes encontram dois túneis em Alcaçuz e impedem fuga

Agentes penitenciários do Presídio de Alcaçuz encontraram túneis em dois pavilhões da unidade na manhã de hoje (26). Segundo a diretora Dinorá Simas, os meios de fuga que seriam utilizados pelos detentos foram descobertos durante visita de agentes antes da abertura para visita íntima.
Cedida/Ivo FreireO primeiro túnel foi encontrado no pavilhão 4, antes de agentes liberarem a visita íntimaO primeiro túnel foi encontrado no pavilhão 4, antes de agentes liberarem a visita íntima

"Era por volta das 6h30, 7h, quando agentes iam abrir os pavilhões para as visitas entrarem. No 4, que foi o primeiro, foram vistos dois presos correndo, voltando para a cela. Quando foram ver, duas celas tinham cadeado quebrado e grades serradas", explica.

Com o que foi encontrado, a visita íntima foi suspensa no pavilhão. Ao chegar no pavilhão 1, situação semelhante foi encontrada: outro túnel, desta vez na quadra, celas com cadeados quebrados e grades serradas. Em cada cela havia dez presos, além dos dois vistos saindo do túnel. Por isso, a diretora da unidade prisional estima que cerca de 40 presos estariam preparados para fugir.
Cedida/Ivo FreireUm dos túneis foi encontrado na quadra do pavilhão 1Um dos túneis foi encontrado na quadra do pavilhão 1

"Foi feita contagem dos presos e constatou-se que ninguém fugiu, mas acho que essa fuga seria durante a visita íntima", disse Dinorá Simas.

O pavilhão 1 tem, hoje, 188 presos, enquanto o 4 tem 113. Ao todo, a capacidade do Presídio de Alcaçuz é para 640 presos, mas comporta atualmente 876 internos, incluindo os 130 que trabalham em escala alternada e não ficam nos pavilhões, e os 55 em adaptação, sendo 48 de unidade prisional de Macaíba e sete da Cadeia Pública de Natal, que estão lá por algum problema nas unidades de onde vieram.
Cedida/Ivo FreireSegundo direção do presídio, túneis foram fechados já na manhã de hojeSegundo direção do presídio, túneis foram fechados já na manhã de hoje

Os túneis foram fechados na manhã de hoje e, entre o fim da manhã e o início da tarde, trabalhava-se na recuperação das celas. Os pavilhões 2, 3 e 5 não tiveram nenhum problema e tiveram as visitas íntimas normalmente.

Nenhum comentário: