quinta-feira, 3 de abril de 2014

Após denúncias de presos, presídios do RN passam por inspeção

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça, começou nesta quinta-feira (3) uma inspeção em presídios do Rio Grande do Norte. Ao todo, três unidades escolhidas através de denúncias dos próprios detentos serão vistoriadas.
Pedro Andrade/CelularMembros do CNPCP fazem inspeção no Complexo Penal João ChavesMembros do CNPCP fazem inspeção no Complexo Penal João Chaves

Na manhã de hoje, o grupo foi até o Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal, onde inspecionaram as alas masculina e feminina. Amanhã (4), o grupo vai vistoriar a penitenciária de Alcaçuz e o pavilhão Rogério Coutinho Madruga, ambos em Nísia Floresta.

De acordo com os membros do CNPCP, as inspeções são determinadas por lei e os presídios são escolhidos de acordo com denúncias dos presos, que relatam supostos maus tratos, baixa qualidade da comida e casos em que detentos são algemados fora das celas, tanto em presídios quanto em delegacias.

A avaliação sobre as vistorias só serão expostos amanhã, após reunião do CNPCP com a Secretaria de Justiça e Cidadania do RN, Defensoria Pública, Ministério Público, Coordenadoria de Administração Penitenciária e juiz de Execuções Penais. O encontro está agendado para as 15h30, na corregedoria do Sistema Penitenciário.

Nenhum comentário: