segunda-feira, 5 de maio de 2014

Decoração para a Copa é alvo de pichações

A decoração das ruas de Natal para a Copa do Mundo amanheceu o sábado em meio a nova polêmica. As bandeirolas dos países, dispostas nos principais corredores da cidade, como na avenida Engenheiro Roberto Freire, foram pichadas durante a madrugada. Nas bandeiras do Brasil, Estados Unidos e Japão foram pichadas frases de repúdio ao mundial, como “Não Copa”.
Magnus NascimentoParte da decoração colocada na av. Roberto Freire está pichadaParte da decoração colocada na av. Roberto Freire está pichada
Este é o terceiro achaque público à decoração organizada pela Prefeitura de Natal. Ao final de março, após começar a instalar os enfeites para o mundial na avenida Hermes da Fonseca, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) voltou atrás e resolveu trocar os enfeites já instalados. 
Na época, a assessoria de imprensa do órgão, os adereços que foram colocados na fase de teste no canteiro central da avenida foram considerados pequenos em relação ao tamanho das árvores.
O segundo aconteceu durante o último final de semana. No sábado (25), um “pórtico” foi instalado próximo à arvore da cidade, na BR-101, zona sul, e virou alvo de contestação por parte dos potiguares nas redes sociais.
Magnus NascimentoPrefeitura está revendo parte da decoração após críticasPrefeitura está revendo parte da decoração após críticas
A estrutura, desenhada pelo artista plástico Fernando Moura, trazia o nome da cidade em meio à bolas verde e amarelas e passou menos de um dia instalado. No domingo, a Semsur determinou a retirada do pórtico, a um custo de R$ 11 mil. A estrutura foi construída pela empresa Servlight, que arcaria com os custos da retirada.
No total, o custo do “pacote” de decoração municipal é de R$ 1,6 milhões, e inclui pórticos, vitrais, projetores de luz verde e amarela além das bolas de ferro com bandeiras dos países que estão sendo instaladas nas principais ruas da capital.
Magnus Nascimento
Sinalização turística também foi alvo de vandalismoSinalização turística também foi alvo de vandalismo
Novas ideias
Após a repercussão negativa, a Prefeitura de Natal afirmou que iria consultar artistas plásticos e publicitários para refazer a decoração para a Copa do Mundo. O novo pórtico de entrada da cidade, por exemplo, terá de passar pelo crivo da Fifa para ser instalado. A Prefeitura ainda continua o trabalho de decoração da cidade até o dia 30 de maio. O objetivo é de que pelo menos 30 pontos recebam iluminação e enfeites relacionados ao mundial.

Nenhum comentário: