terça-feira, 27 de maio de 2014

Igreja Mundial pode desaparecer completamente da TV aberta por causa da Igreja Universal


Igreja Mundial pode desaparecer completamente da TV aberta por causa da Igreja Universal, afirma jornalista
A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma denominação evangélica que até pouco tempo atrás detinha uma das maiores, senão a maior, presença na TV aberta em todo país. Há dois anos, a igreja liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago ocupava mais de 1.200 horas de programação na TV aberta todos os meses.
Porém, a presença da Igreja Mundial na TV sofreu uma queda vertiginosa, e a igreja se vê agora quase sem nenhum espaço na grade de emissoras que até pouco tempo atrás tinha grande parte de sua programação dominada pelos programas religiosos da denominação.
De acordo com o colunista da Folha de S.Paulo Ricardo Feltrin, Valdemiro e os outros pastores da Mundial pregavam 22 horas por dia no canal 21 (UHF), 6 horas na CNT (UHF), 4 horas na Band, 6 horas na Rede TV!, e 3 na Gazeta.
Porém, a forte presença da igreja na televisão vem sendo reduzida drasticamente e, atualmente, totaliza apenas cerca de 60 horas mensais. Segundo Feltrim, essa queda tem como motivo a suposta competição por fiéis entre Santiago e Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record.
O jornalista afirma que após Valdemiro Santiago “profetizar” que a denominação comandada por ele ultrapassaria a Universal em número de fieis, Edir Macedo teria começado um “contra-ataque”, que levou à derrocada de Santiago e da Igreja Mundial. De acordo com essa análise, a derrocada de Santiago teria começado com a reportagem exibida pelo “Domingo Espetacular”, na Record, que acusou o líder da Mundial de enriquecimento ilícito, através do desvio de recursos da igreja em beneficio próprio.
Após a reportagem, o religioso começou a ser investigado por todos os lados, o que o levou a vender fazendas, imóveis e desistir de contratos com redes de TV. Ele vendeu também diversas emissoras de rádio, que anteriormente aumentava ainda mais sua presença na mídia.
Segundo Ricardo Feltrim, a extinção completa da presença da Igreja Mundial na TV aberta pode estar próxima com a chegada do executivo Alexandre Raposo à Rede TV, onde a Mundial ainda mantém cerca de 2 horas semanais de sua programação. Raposo é ex-presidente da Record e, segundo Feltrim, fiel da Universal, o que poderia levá-lo a não renovar o contrato da RedeTV! com a Mundial ao final do atual contrato, o que está próximo.
Esse “desaparecimento” da TV aberta é um duro golpe para Valdemiro Santiago e sua igreja, que recentemente tem fechado vários templos e tem deixado de se expandir na velocidade que crescia até pouco tempo atrás.
Notícias Gospel

Nenhum comentário: