quinta-feira, 29 de maio de 2014

Polícia do RN retira mostras de sangue com coletores de urina, afirma perito

O Instituto Técnico-Científico do Rio Grande do Norte está retirando mostras de sangue de vítimas e suspeitos de crimes usando coletores de urina para a realização de exames. A denúncia, feita pelo Sindicato da Polícia Civil e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), foi confirmada ao G1 pelo perito criminal Fabrício Fernandes, que trabalha no Itep. Além disso, ainda de acordo com o sindicato, as perícias para flagrantes de drogas estão paradas por falta de reagentes para identificação de entorpecentes, principalmente maconha. Itep retira mostras de sangue com coletores de urina (Divulgação/Sinpol-RN)
saiba mais
Em muitos casos, a coleta de sangue é necessária para atestar a dosagem de álcool no organismo. De acordo com Fabrício, a compra dos coletores vem sendo solicitada desde o início do ano, mesmo período em que os reagentes usados para identificar drogas estavam acabando. "Faltam frascos para coleta de sangue. Estamos fazendo com coletor de urina, o que acaba interferindo no resultado final. O coletor de urina é de plástico e esse material interfere nos resultados dos exames", explicou o perito.
Sobre a falta de reagentes, Fabrício disse que solicitou a compra pela primeira vez ainda no mês de janeiro. "Fizemos a solicitação no começo do ano porque o material que tínhamos estava vencido ou acabando", afirmou. "Com isso, exames para identificação de maconha ou de casos por envenenamento, por exemplo, não estão sendo feitos", acrescentou.
O perito contou também que há poucos dias foi feita uma compra de material, porém, a quantidade que chegou é insuficiente. "Pedimos material para cerca de um ano de análises, que nos foi informado que deveria ser reformulado. Contudo, o que veio só irá durar pouco mais de uma mês e, mesmo assim, não atende todos os casos que chegam aqui", disse Fabrício.
A diretoria do Sinpol informou que irá comunicar a situação ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça. “Do jeito que está hoje, a Polícia Civil não terá como realizar um flagrante de tráfico de drogas, pois o Itep não tem como atestar que aquilo que apreendeu. Além disso, estamos com a Copa chegando e o Rio Grande do Norte vai receber um grande número de turistas. Então, vamos pedir que as autoridades responsáveis e fiscalizadoras intervenham nesse caso”, destaca Renata Pimenta, vice-presidente do sindicato.

Nenhum comentário: