terça-feira, 27 de maio de 2014

Papa Francisco se irrita com banquete luxuoso no Vaticano

Papa Francisco em um dos seus gestos concretos de simplicidade, escolheu manter somente o solidéu branco em ocasiões que a tradição recomendaria a mitra (Foto: Franco Origlia/Getty Images)
Desde que foi eleito papa, Jorge Mario Bergoglio fez da simplicidade um dos principais símbolos de seu papado. Mas parece que alguns dos funcionários doVaticano ainda não se adaptaram ao estilo austero.
Enquanto Papa Francisco celebrava acanonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, um banquete luxuoso acontecia no terraço da Prefeitura Vaticana de Assuntos Econômicos. A reunião custou cerca de 18 mil euros (ou R$ 54,4 mil) e o Pontífice, insatisfeito com o ocorrido, quer saber quem pagou a conta.

Os eventos ocorreram no dia 27 de abril, mas viraram notícia somente agora, quando a reação de Francisco se tornou pública. "Eu não posso revelar o que ele [Papa Francisco] disse. Eu o informei [sobre o banquete] e só posso dizer que ele não ficou muito feliz, para usar um eufemismo", afirmou o cardeal Giuseppe Versaldi, presidente da Prefeitura Vaticana de Assuntos Econômicos ao canal de televisão italiano Italia1.
O cardeal disse que também não sabia sobre a realização da festa no terraço da prefeitura que preside e que haviam apenas pedido autorização para que algumas pessoas pudessem assistir à celebração  da santificação dos papas daquele lugar privilegiado.

 Época

Nenhum comentário: