quarta-feira, 11 de junho de 2014

Transporte público terá linhas especiais em dias de jogos

Nos dias em que houver show nacional na Fifa Fan Fest ou jogos da Copa do Mundo em Natal, a cidade contará com duas linhas especiais de ônibus (as linhas Verde e Azul), que sairão de Ponta Negra com destino ao local do evento. O serviço extra de transporte, portanto, será oferecido apenas nos dias 12, 13, 16, 19, 23 e 24 de junho e 12 de julho. Nas demais datas, o público terá como opções as 16 linhas regulares que já atendem àquela área, partindo das zonas norte, oeste, centro e sul da cidade.

As duas linhas especiais operarão das 08h às 23h, com oito veículos cada e saída do terminal, em Ponta Negra, de dez em dez minutos. A Verde segue pela Av. Engenheiro Roberto Freire, passa primeiro pelo Estádio Arena das Dunas e continua até a orla onde fica a Fan Fest, atendendo diversos pontos de parada em todo o percurso. Já a Azul segue direto para a Fan Fest pela Via Costeira e depois para a Arena das Dunas.

#SAIBAMAIS#Além destas linhas, nos dias em que houver alguma atração nacional na Fan Fest, outras oito terão o percurso estendido até a Praia do Forte. São elas: 05 (Vale Dourado/Ribeira), 15/16 Pajuçara/Petrópolis, via Praça das Flores), 19 (Rodoviária/Ribeira, via Quintas), 20 (Cidade da Esperança/Ribeira, via Av. Coronel Estevam), 22 (Felipe Camarão/Rocas, via Bom Pastor), 27 (Alvorada IV/Ribeira, via Alecrim), 56 (Rocas/Ponta Negra, via Via Costeira) e 67 (Vale Dourado/Ribeira).

As avenidas Café Filho e 25 de dezembro estarão livres para estacionamento, com algumas restrições. Do efetivo total de 170 agentes de mobilidade trabalhando durante a Copa do Mundo, cerca de 30 estarão fixos no entorno da Fan Fest. Bem próximo do local, também haverá uma praça de táxi.

Segundo Walter Pedro, secretário adjunto de Mobilidade Urbana (Semob), o órgão priorizou uso de ônibus para a mobilidade de pessoal na área da Fan Fest, a fim de diminuir a concentração de carros particulares e problemas no trânsito.

Um total de 160 profissionais farão a segurança interna do evento
Segurança
Segurança, limpeza, serviços e circulação de pessoas terão controle diferenciado, dependendo da localidade. Dentro da Fan Fest, é tudo de responsabilidade do evento. Já na parte de fora, o poder público se mobiliza para dar as garantias. Um total de 160 profissionais farão a segurança interna do evento, com o apoio de câmeras de monitoramento espalhadas pela área, enquanto a Polícia Militar cuidará da segurança do entorno. A PM vai ter diariamente, nos três turnos, uma média de 200 policiais desde a ladeira do Sol até o local do evento. O efetivo estará dividido entre equipes em viatura, cavalaria, motocicleta e a pé, segundo informou o coronel Franciso Araújo, comandante geral da PM. Haverá ainda uma delegacia móvel, com nove agentes policiais, delegado e escrivão, para atender as ocorrências no entorno e dentro do evento. A 2° Delegacia de Polícia Civil, na Ribeira, estará de retaguarda para apoio.

Dentro da área da Fifa Fan Fest não haverá comércio informal. Os ambulantes deverão ficar a 600 metros de distância do evento
Ambulantes
Dentro da área da Fifa Fan Fest não haverá comércio informal. Os ambulantes deverão ficar a 600 metros de distância do evento. Já o acesso do público ao evento é gratuita, mas há restrições: não será permitida a entrada de qualquer pessoa portando bebida.   Para garantir a segurança, todos passarão pelo detector de metais antes de entrar. A pauta de segurança foi acordada entre o Comitê Gestor Municipal da Copa do Mundo e a Fifa e recebida pela Prática Eventos como condição para gerenciamento do local.   A fiscalização ficará à cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Na área do evento, haverá quinze lojas para abrigar o setor de alimentos e bebidas, que deverá ocupar cerca de 600 m², em três espaços. O maior deles está estruturado como uma Praça de Alimentação - com  mesas e cadeiras.   Seguindo as restrições da Copa do Mundo, só poderão ser vendidos produtos dos parceiros da Fifa. Os preços vão ser praticamente os mesmos praticados no mercado local.

A Urbana fará a limpeza na parte externa
Limpeza
A Urbana fará a limpeza na parte externa, no entorno da Arena da Fifa Fan Fest (praias e vias de acesso à estrutura) com 90 agentes de limpeza, trabalhando nos três turnos. Mas diariamente também vai recolher o lixo não reciclável  que será acondicionado em sacos e clocado num espaço adequado (câmara temporária) pela Prática Eventos. A Urbana só vai lá e recolhe. Já os resíduos recicláveis ficarão numa estação de triagem, na parte externa. Cooperativas de catadores vão dar a devida destinação ao material.

Um posto médico avançado vai funcionar durante os dias do evento
Atendimento médico
Um posto médico avançado, similar ao que funciona no Carnatal, vai funcionar durante todos os dias do evento, de manhã até de noite, com equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos. Uma ambulância ficará de prontidão, caso o atendimento no local não resolva. Já a Vigilância Sanitária vai inspecionar diariamente os quiosques da praça de alimentação da Arena da Fifa Fan Fest.

Nenhum comentário: